Salavat Fidai e a precisão de esculpir no bico de um lápis

O artista russo deixou o trabalho para se dedicar à arte. Agora tem uma campanha no IndieGogo

Salavat Fidai é um escultor cujo talento precisa de ser apreciado à lupa. É, afinal, com a ajuda de uma lupa e de uma pequena lâmina que Salavat Fidai cria as suas obras: esculturas feitas inteiramente na grafite dos bicos de lápis.

Os seus trabalhos impressionantes pela sua pequena dimensão atraíram milhões de fãs online, levando Salavat a criar uma campanha: quer angariar dinheiro suficiente para poder lançar um livro com fotografias das suas esculturas, histórias relacionadas com as obras, e mesmo dicas para quem quiser experimentar.

O artista russo explica na página do projeto, na plataforma de crowdfunding IndieGogo, que foi há dois anos que decidiu tornar-se artista a tempo inteiro e se despediu.

As suas experiências foram-se tornando cada vez mais populares, primeiro publicadas na sua conta de Instagram, depois num site oficial criado para o efeito, e depois com a atenção que se foi gerando nos media internacionais.

Salavat Fidai começou a receber tanta atenção que já não conseguia trabalhar rapidamente o suficiente para satisfazer todas as encomendas, segundo afirma.

Agora, quer angariar 5500 dólares para imprimir um livro de 120 páginas com fotografias das suas micro-esculturas, algumas das quais são acabadas com a ajuda de um microscópio. "Neste livro, partilho os meus segredos profissionais e dou conselhos práticos para aqueles que querem tentar aprender a criar miniaturas", explica o artista na página do projeto de crowdfunding.

Em apenas 11 dias, o projeto já angariara 3328 dólares, faltando ainda 20 dias para o final da campanha.

Recentemente, Salavat Fidai começou também a experimentar fazer pequenas pinturas em pevides, com pincéis muito finos, usando o mesmo talento para a precisão que lhe garantiu fama como escultor.

Os trabalhos de Salavat Fidai podem ser vistos no seu site oficial e no seu Instagram, e também no DN, nesta galeria de fotos.

Ler mais

Exclusivos