Sabe o que é roupa 'upcycling'?

Como estar na moda sem aumentar a nossa pegada ecológica? A resposta é-nos dada por várias marcas que fazem do respeito pela natureza a sua mais-valia.

A nossa vaidade, os nossos hábitos de consumo a forma como somos bombardeados com imagens de moda, o baixo preço que a roupa tem nos nossos dias tudo isso tende a contribuí para nos esquecermos de que estamos a contribuir e a ser coniventes com a devastação da natureza. Mas, nestes tempos de comportamentos tão extremados há quem produza moda sem produzir lixo.

O "upcycling", por exemplo, é o processo de transformar material usado ou em fim de vida em algo novo. É dar um novo uso a um objeto e renová-lo sem utilizar combustíveis fósseis ou processos industrializados. "Não se trata de desfazer uma lata de cerveja e usar o alumínio num carro novo, isso chama-se reciclagem, trata-se sim de usar as latas de cerveja para fazer um candeeiro em vez de comprar um novo", é assim que Carla Belchior explica o processo que está subjacente à criações vendidas na New Waste, a primeira loja "upcycling" a abrir em Lisboa.

O projeto de Carla Belchior e Susana Korn é transformar têxteis usados em peças de roupa adaptadas às tendências de moda atuais. Na primeira coleção usam camisolas de ciclismo estragadas para fazer vestidos, calças de ganga velhas para fazer calções estilizados ou tecido de bancos de automóveis para fazer malas.

A estas peças juntamos uma marca que trabalha com folhas de cortiça naturais ou pintadas para fazer peças completamente "trendy" , a Najha e a nova linha de calçado vegan (que não usa qualquer matéria de origem animal) da Piccadilly, para vos vestirmos de forma ecologicamente correta, criativa, original e fora do circuito "mainstream".