Rita Sampaio, a animadora portuguesa entre o rebanho

Reino Unido Rita Sampaio, 37 anos, é a animadora portuguesa que aparece nos créditos finais de A Ovelha Choné - O Filme , uma das 120 pessoas que trabalharam no filme.

Dirigiu uma equipa de cinco pessoas, como assistente animador, e, na reta final, foi animadora de "stop motion", a técnica usada para dar vida ao rebanho. "Animei um pouco por todo o filme, mas especialmente na parte da perseguição [dentro do cavalo]", contou ao DN, por e-mail, desde Bristol.

Quando e como começou a sua vida na Aardman?

Vim para o Reino Unido há cerca de 7 anos para fazer um Masters em Animação na University of the West of England (Bristol) e desde 2010 tenho trabalhado na Aardman em vários projectos como 'Os Piratas', 'Wallace & Gromit Musical Marvels,' o filme 'Ovelha Choné', etc. Quando acabei o Masters soube que a Aardman estava a recrutar para os 'Piratas! ' e através de contactos na universidade consegui o nome da diretora do departamento de Midelmaking. Peguei em mim, contactei-a e fui entregar em mão o cv e portfólio. Uma semana depois fui contactada com uma proposta de estágio..

Qual foi exatamente o seu papel neste filme?

No filme da Ovelha Choné tive dois papéis, o de Animador Assistente Sénior, onde dirigi uma equipa de cinco pessoas durante a maior parte do filme. O assistente animador é responsável por fornecer o grosso da escultura de plasticina aos animadores (bocas, sobrancelhas, mãos, etc) e testar soluções para prevenir animações complicadas (efeitos de água, expressões extremas, etc). Na reta final fui contratada como Animador 3, que significa basicamente animador júnior e animei um pouco por todo o filme, mas especialmente na parte da perseguição [dentro do cavalo]. No total a equipa a trabalhar no filme contou cerca de 120 pessoas. Um número bastante pequeno para uma longa metragem.

O que foi mais difícil de conseguir (em várias entrevistas, os realizadores falam sobre a questão de não existir diálogo).

Cada plano tem as suas idiossincrassias e para as resolver o animador precisa de... concentração. Animar sem diàlogo reverte a performance para a linguagem corporal de uma forma talvez mais precisa do que quando se têm o apoio da palavra. Os realizadores sabem aquilo que querem de cada plano e dirigem os animadores para o conseguir, um pouco como em imagem real, digamos.

A maior parte das marionetas é composta de varios materiaus, silicone, esqueleto de metal, resina, etc. e plasticina, claro. Cuidar da plasticina implica que os animadores desta produtora precisam de ter pratica de escultura e para a manter limpa nada melhor que...toalhitas de bébé.

Em que está a trabalhar neste momento?

Neste momento estou a trabalhar como animadora junior na série 5 de "A Ovelha Choné"

Consegue ter tempo para animar os seus próprios filmes?

Presentemente 10 horas do meu dia são passdas no estúdio, o que não me deixa muito tempo livre para desenvolver projectos pessoais. Um dia talvez...

Ler mais

Exclusivos