O novo "Homem de Ferro" é uma mulher negra

Tony Stark vai ser substituído por Riri Williams

O nome da personagem que vai substituir Tony Stark é Riri Williams. Nos próximos livros da saga Homem de Ferro, e após o final de Guerra Civil 2, a adolescente negra vai ser apresentada como a sucessora do multimilionário.

Riri Williams é um génio que entrou no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com 15 anos e vai ser descoberta por Tony Stark após construir uma armadura do Homem de Ferro sozinha no quarto.

"O cérebro dela é um bocado melhor do que o dele", explicou o escritor Brian Michael Bendis, à revista Time. O escritor da Marvel que também esteve envolvido na criação das personagens Miles Morales, o novo Homem Aranha, e a heroína Jessica Jones, afirmou que a história de Riri Williams "é a versão mais moderna de um superherói ou super-heroína que já ouviu".

A personagem foi baseada na história de uma "jovem rapariga brilhante" de Chicago, que passou por muitas dificuldades na vida, mas conseguiu entrar na faculdade e continuar a estudar. "É inspirada no mundo ao meu redor e que não é suficientemente representado na cultura popular", explicou o escritor.

A decisão de ter uma heroína de uma minoria étnica surge depois de a Marvel começar a criar personagens mais diversificadas nas suas bandas desenhadas. Nos últimos anos, a Marvel lançou 16 comics em que as protagonistas são mulheres - incluindo uma super-heroína muçulmana adolescente chamada Kamala Khan que se transforma em Miss Marvel.

Brian afirmou que as mudanças nos livros estão a ser criticadas por alguns dos leitores mais antigos, mas também estão ser muito bem recebidas por outros, já habituados às novas personagens.

Nos próximos livros, Tony Stark vai estar intrigado por uma "jovem mulher que voa na América com uma armadura inacabada" e decide procurá-la, acabando por conhecer Riri Williams.

O final do episódio Guerra Civil 2 do Homem de Ferro continua a ser, no entanto, um mistério, e Brian Bendis assegura que o aparecimento de Riri não dá nenhuma pista do que vai acontecer. "Nós não vamos revelar o final de todo", afirmou o escritor.

Ler mais

Exclusivos