Museus dos Coches e Ferroviário nos 40 finalistas para Museu Europeu do Ano 2018

O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, e o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, são as instituições portuguesas incluídas na lista dos 40 finalistas, candidatos ao Prémio Museu Europeu do Ano 2018, anunciada hoje pelo Fórum Europeu dos Museus.

Os vencedores serão conhecidos em maio, durante a assembleia anual do Fórum Europeu dos Museus, que se realiza entre dos dias 9 e 12, na Polónia. O Museu de História dos Judeus Polacos será o palco da cerimónia de atribuição dos prémios, instituição que em 2016 recebeu o galardão de Museu Europeu do Ano.

O Prémio Museu Europeu do Ano 2017 foi atribuído, em maio passado, ao Museu de Etnografia de Genebra, na Suíça, e o Museu de Leiria venceu o Prémio The Silletto, outro dos galardões do conjunto atribuído anualmente pelo EMF.

Criado pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus atribuiu o Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award, EMYA, na sigla original) desde 1977, ano da sua fundação.

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa, criado para reconhecer a excelência no setor museológico europeia e promover processos inovadores.

Conheça todos os nomeados:

Museu Carmen Thyssen Andorra

Azerbaijan Carpet Museum, em Baku (Azerbeijão)

War Childhood Museum, em Sarajevo (Bósnia Herzegovina)

Betina Museum of Wooden Shipbuilding, Betina (Croácia)

Vučedol Culture Museum, Vukovar (Croácia

Estonian National Museum, Tartu (Estónia)

Helsinki City Museum (Finlândia)

The Lenin Museum, Tampere (Finlândia)

Vapriikki Museum Centre, Tampere (Finlândia)

Lascaux, International Centre for Cave Art, Dordogne (França)

Money Museum of the Deutsche Bundesbank, Frankfurt (Alemanha)

Museu Arqueológico de Tebas, Tebas (Grécia)

Diachronic Museum of Larissa, Larissa (Grécia)

Almásy Castle Visitor Centre in Gyula (Hungria)

Hospital in the Rock Nuclear Bunker Museum, Budapeste (Hungria)

The Irish Emigration Museum, Dublin (Irlanda)

National Gallery of Ireland, Dublin (Irlanda)

National Archaeological Museum of Altamura (Itália)

The Egyptian Museum of Turin (Itália)

The Opera Duomo Museum, Florença (Itália)

Latvian National Museum of Art, Riga (Letónia)

Rainis and Aspazija’s Museum, Jurmala (Letónia)

Riga Motor Museum, Riga (Letónia)

Centraal Museum, Utrecht (Holanda)

Museum of Silesian Uprisings, Świętochłowice, Poland

National Maritime Museum, Gdańsk (Polónia)

Museu Nacional dos Coches, Lisboa (Portugal)

Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento (Portugal)

Museum of Russian Impressionism, Moscovo (Rússia)

The House of Jevrem Grujić, Svetogorska (Sérvia)

Museu da Universidade de Navarra, Pamplona (Espanha)

Alimentarium, Vevey (Suíça)

Museum Ackerhus, Ebnat (Suíça)

Museum of Nature, St. Gallen (Suíça)

Musée d'art du Valais, Sion (Suíça)

Erimtan Archaeology And Arts Museum, Ankara (Turquia)

The Design Museum, Londres (Reino Unido)

The Mary Rose Museum, Portsmouth (Reino Unido)

Science Museum, Londres (Reino Unido)

Ler mais

Exclusivos

Premium

nuno camarneiro

Uma aldeia no centro da cidade

Os vizinhos conhecem-se pelos nomes, cultivam hortas e jardins comunitários, trocam móveis a que já não dão uso, organizam almoços, jogos de futebol e até magustos, como aconteceu no sábado passado. Não estou a descrever uma aldeia do Minho ou da Beira Baixa, tampouco uma comunidade hippie perdida na serra da Lousã, tudo isto acontece em plena Lisboa, numa rua com escadinhas que pertence ao Bairro dos Anjos.

Premium

Rui Pedro Tendinha

O João. Outra vez, o João Salaviza...

Foi neste fim de semana. Um fim de semana em que o cinema português foi notícia e ninguém reparou. Entre ex-presidentes de futebol a serem presos e desmentidos de fake news, parece que a vitória de Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de Renée Nader Messora e João Salaviza, no Festival do Rio, e o anúncio da nomeação de Diamantino, de Daniel Schmidt e Gabriel Abrantes, nos European Film Awards, não deixou o espaço mediático curioso.