Morreu o cineasta que inventou os zombies

Morreu realizador de "A Noite dos Mortos Vivos", George Romero

O realizador norte-americano George Romero, pioneiro do cinema de terror do género "zombie", morreu no domingo aos 77 anos, vítima de cancro do pulmão, anunciou o seu agente.

Chris Roe divulgou uma declaração da família em que se conta que Romero morreu a ouvir a banda sonora de "O Homem Tranquilo", um dos seus filmes favoritos, acompanhado pela sua mulher e pela sua filha.

George Romero realizou em 1968 "A Noite dos Mortos Vivos", mas não estava na sua mente chamar "zombies" aos monstros de rosto humano que procuram comer a carne dos vivos e que perseguem um pequeno grupo de sobreviventes.

As personagens e situações criadas por Romero deram para todo o tipo de leituras simbólicas, desde uma metáfora para o comportamento dos seres humanos enquanto consumidores às relações raciais, passando pelo militarismo ou o conflito de classes.

O que ainda perdura na cultura popular é a ideia do "zombie" como um monstro que se move lentamente - Romero não aprovava a tendência mais moderna dos "zombies" capazes de correr -, se alimenta de humanos vivos e que só pode ser parado com um tiro na cabeça.

Outra dos dogmas do género é que toda a pessoa que for ferida por um "zombie" e sobreviver acaba por se tornar também um monstro.

"Os "zombies" podem ser qualquer coisa", afirmou o realizador em 2008 numa entrevista à Associated Press, indicando que "podem ser uma avalanche, um furacão, são qualquer catástrofe".

O filme que se tornou um culto foi feito por 100.000 dólares e a partir de 1999 passou a figurar no registo nacional da cinematografia dos Estados Unidos, mas a obra restante de George Romero não atingiu esse estatuto, mesmo a que desenvolveu a narrativa dos mortos que regressam à vida para atormentar os que restaram.

Natural de Nova Iorque, cresceu na zona do Bronx e desde pequeno se interessou por banda desenhada de terror e filmes.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Artes
Pub
Pub