Morreu o espanhol Julio Ribera, criador da série "O Vagabundo dos Limbos"

O autor de banda desenhada, de 91 anos, morreu neste domingo em sua casa, em Cognin, na região francesa de Saboia, onde morava, informou a sua família

Julio Ribera foi o criador da série de BD de ficção científica O Vagabundo dos Limbos, que contava com textos de Christian Godard, e foi publicada originalmente em Portugal pela Meribérica/Líder.

Em 2008, Ribera foi um dos convidados de honra do festival Amadora BD.

Ribera foi colaborador durante décadas da revista francesa Pilote (1959-1989), de banda desenhada, onde criou a personagem Dracurella.

Nascido em março de 1927, numa família republicana de Barcelone, Julio Ribera iniciou a carreira em Espanha, antes de se exilar em França, onde se fixou em 1954, durante a ditadura espanhola de Francisco Franco.

Os primeiros anos da ditadura espanhola e o refúgio posterior em Paris, deram origem à série autobiográfica de BD Montserrat, Jeunesse bafouée e Paris liberté.

Ler mais

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.