Morreu Alvin Toffler, autor de "A Terceira Vaga"

O escritor norte-americano morreu aos 87 anos. Alvin Toffler é conhecido por ter previsto nas suas obras futuristas vários avanços tecnológicos, como a clonagem

O escritor futurista norte-americano Alvin Toffler, autor de livros como "A Terceira Vaga" que inspiraram líderes mundiais, morreu em sua casa em Los Angeles, aos 87 anos, anunciou na quarta-feira a sua empresa de consultadoria.

Segundo um comunicado da Toffler Associates, o autor morreu segunda-feira. Não foi dada informação sobre a causa de morte.

No seu livro mais famoso, "Future Shock", publicado em 1970, Alvin Toffler falou sobre as mudanças sociais esperadas para o mundo.

Durante a sua carreira, previu corretamente vários desenvolvimentos económicos e tecnológicos, incluindo a clonagem, o casamento homossexual e a aceleração na transmissão de informação.

"Muitas daquelas previsões foram confirmadas e a tese central do seu trabalho, que uma nova economia baseada no conhecimento substituiria a era industrial, provou estar correta", escreve, no comunicado, a sua empresa de consultadoria.

Uma das citações do autor mais famosas fala exatamente da capacidade do ser humano de se adaptar a novas realidades nesta época.

Publicado em 50 países, o "Future Shock" vendeu 15 milhões de exemplares.

Em Portugal, o autor é mais conhecido pela "Terceira Vaga".

Exclusivos