Italianas dizem ter descoberto paisagem de Mona Lisa

Duas pesquisadoras italianas afirmam que a paisagem atrás do enigmático quadro 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, situa-se na região montanhosa de Montefeltro, a este de Florença, em Itália.

Num livro prestes a ser divulgado em Itália, Olivia Nesci, da Universidade de Urbino, e Rostta Borchia, artista e fotógrafa, alegam que, ao caminhar pelas montanhas de Montefeltro à procura de lugares imortalizados pela obra do pintor italiano Piero della Francesca, descobriram, surpreendentemente, o famoso local onde Leonardo da Vinci se inspirou para criar a paisagem atrás da sua mais famosa obra: 'Mona Lisa', diz o site do jornal espanhol 'ABC'.

As duas pesquisadoras são coautoras de um estudo publicado em 2008 sobre as paisagens exibidas nas obras do pintor italiano Piero della Francesca. Foi numa das suas muitas excursões que repararam numa paisagem idêntica à do quadro de Leonardo Da Vinci.

"Numa das nossas excursões para estudar o Piero della Francesca vimos uma paisagem que nos lembrou da Mona Lisa. Havia uma confluência de rios. Parecia ser a mesma do quadro, portanto começamos a investigar", afirmou Olivia Nesci, citada pelo site do jornal australiano 'The Australian', acrescentando estar segura de que se trata do local correto.

Ao longo dos anos muitos historiadores de arte se têm debatido com uma simples questão: Terá Leonardo da Vinci baseado a sua obra numa paisagem real, ou pintou a partir da sua imaginação? Tendo em conta que, até agora, a pergunta continua sem resposta, resta aguardar confirmação oficial que determine se, de facto, a paisagem montanhosa de Florença, serviu de base a um dos quadros mais enigmáticos de sempre.

As duas pesquisadoras italianas não são as primeiras a alegar ter descoberto a verdadeira paisagem e, até ao momento, não se chegou a nenhuma conclusão definitiva, diz o 'The Australian'.