Iraniano Asghar Khamseh eleito fotógrafo do ano nos Prémios Sony 2016

Asghar Khamseh, fotojornalista, venceu com uma série de retratos de vítimas de ataques com ácido

O iraniano Asghar Khamseh foi eleito fotógrafo do ano nos Sony World Photography Awards 2016, recebendo o Iris d'Or, no valor de 22 mil euros, pelos retratos de vítimas de ataques com ácido no Irão.

De acordo com os resultados publicados no sítio online do concurso, anunciados hoje pela World Photography Organisation, esta 9.ª edição contou com um número recorde de 230.103 participações.

O trabalho vencedor "Fire of Hatred" (Fogo do Ódio) é uma série de retratos que oferece às vítimas de ataques com ácido uma plataforma para se fazerem ouvir, sublinha a organização do concurso.

Nascido em Teerão, em 1963, Asghar Khamseh é um fotojornalista da agência noticiosa iraniana Mehr News, cujo trabalho se concentra, sobretudo, nos direitos humanos no Irão.

A série vencedora destaca o aumento do número de ataques com ácido no Irão e a falta de apoio médico, financeiro ou psicológico disponibilizado pelo governo ou por Organizações Não Governamentais às vítimas.

Além do prémio principal, foram atribuídos galardões a Kei Nomiyama, do Japão, como o Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto, com a imagem "Enchanted Bamboo Forest" ("Floresta de Bambu Encantada"), captada nas montanhas da ilha de Shikoku e que retrata o pirilampo Luciola parvula no início da estação das chuvas.

Sam Delaware, um estudante norte-americano de 18 anos, venceu o Concurso Juventude com o retrato da irmã, e Sofia Jern, de 23 anos, da Universidade de Ciências Aplicadas, na Finlândia, venceu o Concurso Student Focus, com imagens de rapazes toxicodependentes que fogem da realidade das ruas de Kitale, no Quénia, cheirando cola.

Além de prémios para mais 14 categorias - desde documentário, ambiente, pessoas - foi destacado o "contributo extraordinário" do trabalho da equipa de fotógrafos RongRong & Inri para a fotografia contemporânea na China e além-fronteiras.

Todos os trabalhos vencedores e finalistas serão expostos na Somerset House, em Londres, entre sábado e 08 de maio.