Grupo Leya reedita dois livros de Rosa Lobato de Faria

A escritora Rosa Lobato de Faria em 2009

O romance "Os Pássaros de Seda" e o conto infantil "Histórias de Muitas Cores", ambos de Rosa Lobato de Faria (1932-2010), são reeditados esta semana, anunciou o grupo editorial LeYa.

Na quinta-feira, dia em que a escritora, tradutora e atriz, completaria 85 anos, realiza-se às 21:00 na Livraria LeYa na Buchholz, em Lisboa, uma sessão em sua homenagem, que vai juntar "os seus familiares, amigos e leitores".

Neste encontro, o ator Vítor de Sousa lerá poemas de Lobato de Faria, autora entre outras, das letras das canções Amor de Água Fresca e Chamar a Música; o ensaísta e crítico literário Eugénio Lisboa irá fazer uma apresentação sobre a vida e obra da autora, e haverá "um momento musical com a colaboração dos netos".

Nesta sessão participam ainda, entre outros, o apresentador de televisão Júlio Isidro, as atrizes Maria João Luís, Carla Salgueiro, Luísa Ortigoso, Rita Calçada Bastos e Ana Padrão, o cantor Paulo de Carvalho e a diretora de casting Patrícia Vasconcelos.

"Por ocasião dos 85 anos que Rosa Lobato de Faria completaria na quinta-feira, a LeYa relança esta semana algumas das suas obras mais importantes, uma nova edição, com nova capa, do romance Os Pássaros de Seda e uma nova edição, em novo formato e com nova capa de História de Muitas Cores, que faz parte da Biblioteca Infantil Rosa Lobato de Faria, que saem com a chancela da Asa", segundo comunicado do grupo editorial.

"Na Bis, coleção de pequeno formato, haverá uma nova edição do romance O Pranto de Lúcifer e a reedição de Os Três Casamentos de Camila S., obra que este ano completa 20 anos de existência", segundo a editora.

O romance Os Pássaros de Seda foi originalmente publicado em 1996, e segundo a mesma fonte "é um livro que opõe os valores perenes da infância, do maravilhoso e do amor à precariedade das paixões e da fortuna".

O Pranto de Lúcifer, editado originalmente em 1995, foi a estreia literária de Rosa Lobato de Faria, e narra a saga de uma família que se guia pela arte e pelo amor, contada pela mais nova de quatro irmãs, Bernardette.

O conto infantil História de Muitas Cores, publicado em 2001 pela primeira vez, é ilustrado por Marta Albernaz e conta a história de Fá, uma menina de sete anos que caiu da bicicleta e partiu uma perna e tem de ficar em casa, deitada na cama, sem poder sair para brincar nem ir à escola.

Rosa Lobato de Faria publicou mais de uma dezena de romances e em 2000 venceu o Prémio Máxima de Literatura pelo título O Prenúncio das Águas, editado no ano anterior.

Romance de Cordélia (1998), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), e As Esquinas do Tempo (2008), são alguns dos seus títulos na área do romance.

Para o Grupo Leya Rosa Lobato de Faria "a partir da última década do século XX veio a revelar-se igualmente como uma das figuras cimeiras da nova literatura portuguesa, com obra nas áreas da poesia, do romance, do conto e do drama".

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Artes
Pub
Pub