"Eu falhei." Nova temporada da série começa sem livro de R.R. Martin

O sexto livro da série não será editado antes da temporada da série estrear. O escritor falhou sucessivas datas de entrega e diz agora que o livro "estará terminado quando estiver terminado"

O autor de Game of Thrones (Guerra dos Tronos), George R.R. Martin, confirmou hoje ter falhado a última data limite de entrega do livro, The Winds of Winter (Os Ventos de Inverno), marcada para 31 de dezembro. Este será o sexto título de A Song of Ice and Fire (Crónicas de Gelo e Fogo), série de que Game of Thrones, o primeiro livro, acabou por dar nome à adaptação televisiva, produzida pela americana HBO.

R.R. Martin corroborou no seu blogue Not A Blog a notícia que implica que a nova temporada da série aparecerá primeiro no ecrã, onde tem estreia marcada para abril, antes de ser vista nas estantes das livrarias.

"Durante meses eu não quis nada tanto como poder dizer: 'Acabei e entreguei The Winds of Winter" até ou antes do último dia de 2015'. Mas o livro não está terminado.' lia-se na publicação no seu blogue, que avisava desde logo os seus leitores com um "you won't like it" ("não vão gostar disto").

"Eu tentei, prometi-vos. Eu falhei", lia-se ainda. O escritor americano R.R. Martin dá conta dos sucessivos prazos de entrega que lhe foram postos, todos eles falhados e afirma estar consciente da desilusão que causou nos leitores, editores e também produtores da série de TV, com cuja equipa de produção e argumentistas tem trabalhado de perto, para garantir que a série é fiel aos livros.

Falhados os prazos de entrega: "[O livro] Estará terminado quando estiver terminado. E será tão bom quanto eu o puder fazer." Não será, porém, para breve. "Nem é provável que o [livro] esteja pronto amanhã ou na próxima semana. Sim, muita coisa está escrita. Centenas de páginas. Dezenas de capítulos. Mas também há muito por escrever."

O último livro da série, A Dance with Dragons (A Dança dos Dragões), foi publicado em 2011. Os fãs dos livros de R.R. Martin terão agora de se contentar com a série televisiva da produtora americana HBO até ao lançamento de Winds of Winter e esperar que as revelações da série não estraguem tão aguardada leitura.

Exclusivos