Concurso celebra a arte do violinista Vasco Barbosa

Chama-se Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa e é, como o nome indica, uma competição para jovens instrumentistas de cordas (violino, violeta, violoncelo e contrabaixo) portugueses ou residentes em Portugal há pelo menos três anos, que tem este ano a primeira edição. O título do concurso pretende homenagear o grande violinista português Vasco Barbosa, um dos grandes intérpretes portugueses do século XX, no ano em que completa 85 anos. Vasco Barbosa presidirá aliás ao júri dos violinos.

A organização cabe à Camerata Atlântica e à sua fundadora e diretora artística, a violinista (toca na Orquestra Gulbenkian) de origem venezuelana Ana Beatriz Manzanilla.

Para violinistas, violetistas e violoncelistas, há duas categorias: a infantil, dos 11 aos 14 anos; e a juvenil, dos 15 aos 18 anos. Já para os contrabaixistas, há uma única categoria, que contempla intérpretes entre os 16 e os 22 anos.

A inscrição tem um custo de 50 euros e pode ser feita até esta quinta-feira, dia 9 através do site acapam.org.

As eliminatórias realizam-se no dia 9 de maio, na Escola Superior de Música de Lisboa e as finais no dia seguinte, no Teatro Nacional de São Carlos. O Concerto dos laureados será no dia 7 de junho, no CCB, sendo os vencedores em cada categoria/instrumento acompanhados pela Camerata Atlântica, sob a direção de Ana Beatriz Manzanilla. Saliente-se que nas eliminatórias, a peça obrigatória é sempre de um autor português, pretendendo-se assim homenagear e perpetuar (nas novas gerações de intérpretes) a dedicação à música e aos compositores portugueses, tal como Vasco Barbosa demonstrou ao longo de toda a sua carreira, inclusivé com numerosas peças que tocou em estreia e/ou de que foi dedicatário.

O Concurso não tem prémios pecuniários para os vencedores, antes (além dos diplomas): participação no Concerto dos Laureados e gravação de concerto para a Antena 2 (1.º Prémio), CD's e material didático (2.º Prémio), material didático (3.º Prémio).

Toda a informação necessária está acessível através dos endereços vascobarbosa2015@gmail.com ou aparm.pt@gmail.com (Academia Portuguesa de Artes Musicais, co-produtora).

Ler mais

Exclusivos