Compositor britânico acusa U2 de lhe terem roubado uma canção

Paul Rose pretende ver reconhecido o seu crédito como compositor de "The Fly"

Um compositor e guitarrista britânico acusou a banda de 'rock' U2 e o seu vocalista, Bono Vox, de lhe ter roubado um das suas músicas para o álbum "Achtung Baby", de 1991.

Numa ação interposta na segunda-feira num tribunal federal de Manhattan, Paul Rose retirou elementos da sua canção "Nae Slappin" para a sua música "The Fly" enquanto andavam à procura de nova inspiração.

Paul Rose pretende ver reconhecido o seu crédito como compositor de "The Fly" e exige uma indemnização pelos prejuízos sofridos e pelos honorários do advogado no valor de cinco milhões de dólares.

A ação judicial diz que os U2 ouviram a sua música depois de assinar com a Island Records, em 1989, o mesmo ano em que Paul Rose diz ter facultado uma cassete demo aos executivos da editora discográfica.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

Compreender Marques Mendes

Em Portugal, há recorrentemente espaço televisivo para políticos no activo comentarem notícias generalistas, uma especificidade no mundo desenvolvido. Trata-se de uma original mistura entre comentário político e espaço noticioso. Foquemos o caso mais saliente dos dias que correm para tentar perceber a razão dessa peculiaridade nacional. A conclusão é que ela não decorre da ignorância das audiências, da falta de especialistas sobre os temas comentados, ou da inexistência de jornalistas capazes. A principal razão é que este tipo de comentário serve acima de tudo uma forma de fazer política.