Cidade do rock a postos para mais dois dias de música e festa

The Killers, The Chemical Brothers e Katy Perry são os cabeças-de-cartaz do segundo fim-de-semana do festival, que no sábado sofrerá uma interrupção devido ao jogo dos oitavos de final do campeonato do mundo de futebol, entre Portugal e o Uruguai.

Depois das enchentes dos dois primeiros dias, que no fim-de-semana passado levaram até ao Parque da Bela Vista, em Lisboa, mais de 150 mil pessoas, tem hoje início a segunda dose de Rock in Rio, com um alinhamento mais direcionado para os fãs de sonoridades mais pop-rock. Os primeiros a subir a Palco Mundo, logo às seis da tarde, são os britânicos James. Já com mais de três décadas de carreira, a banda liderada por Tim Booth teve os seus maiores momentos de glória nos anos 90, com canções pop perfeitas como Sit Down, Come Home, How Was It For You, Born of Frustation, Sound, Sometimes, Laid ou She"s a Star, que decerto estarão presentes no alinhamento de hoje, no qual também não faltarão alguns dos temas do último álbum, Girl At The End of The World, lançado em 2016. Pouco antes das oito, é a vez dos Xutos e Pontapés, naquela que será a oitava atuação da banda portuguesa em oito edições de Rock in Rio, mas a primeira sem a participação do guitarrista Zé Pedro, falecido no final do ano passado. A ocasião servirá também por isso para homenagear o amigo e membro fundador dos Xutos, com uma versão muito especial de A Minha Casinha, o tema com que habitualmente encerram os espetáculos e que hoje contará com um coro muito especial, composto por familiares e amigos, entre os quais, segundo já foi noticiado, o próprio presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A noite continua depois ao som os americanos The Killers, uma banda conhecida pelas vibrantes atuações ao vivo, que após alguns anos de ausência dos palcos nacionais, está agora de regresso a Portugal para apresentar o último disco Wonderful Wonderful, lançado no final do ano passado. E para concluir em grande este primeiro dia, estão reservados as descargas eletrónicas dos britânicos The Chemical Brothers, conhecidos por transformarem cada atuação numa verdadeira festa, ao som de êxitos, hoje verdadeiros clássicos, como Hey Boy Hey Girl, Galvanize ou Block Rockin" Beats. Nos outros palcos dos festival merecem também destaque as atuações dos angolanos Nástio Mosquito e Jack Nkanga e do músico da Guiné Conacri Moh Kouyaté, no palco da Rock Street; Ou ainda os concertos de Manel Cruz e Capitão Fausto no Music Valley, onde depois dos concertos terá lugar uma edição especial Rock in Rio da festa Revenge of the 90"s, com a presença dos convidados especiais Haddaway, Crazy Town e Ena Pá 2000.

Cidade do Rock e do Futebol

O último dia de Rock in Rio, este sábado, fica marcado pela transmissão do jogo entre Portugal e Uruguai, a contar para os oitavos de final do campeonato do mundo de futebol, marcado para as 19.00 e que obrigou a alterações no horário dos espetáculos. Assim, neste dia, a Cidade do Rock fecha uma hora mais tarde, às 3.00 da manhã. Como estava inicialmente previsto, a abertura do Palco Mundo, às 16.30, estará a cargo da americana Hailee Steinfeld, seguindo-se a brasileira Ivete Sangalo (outra totalista do Rock in Rio) às 17.45. A música sofre entretanto uma interrupção, para todos os palcos transmitirem o jogo, regressando depois a festa (que se espera sirva também para celebrar o apuramento de Portugal) ao som das britânicas Jessie J e Katy Perry. Nos outros palcos, o espetáculo do angolano Paulo Flores, o cabeça-de-cartaz da EDP Rock Street, este ano com uma programação dedicada a África, será também antecipado para as 18.15. Os concertos do coletivo sul-africano Batuk e da cantora moçambicana Selma Uamusse mantêm-se nos horários anteriormente previstos, tal como as diversas animações de rua nos diferentes espaços do festival, que também não sofrem qualquer alteração. Já no Music Valley, o concerto de Carlão, um dos nomes que mais expetativa cria neste da, por ir apresentar já algumas das canções do novo álbum, foi antecipado para as 17.00, sendo a ação depois retomada às 21.17, com a atuação de Blaya.

AGENDA

29 de junho

Palco Mundo

18.00 James

19.45 Xutos & Pontapés

21.15 The Killers

23.00 Chemical Brothers

Music Valley

12.00/18.00 Somersby Pool Party

17.00 Manel Cruz

19.00 Capitão Fausto

20.15 Revenge of the 90"s

EDP Rock Street

15.15 A"mosi Just a Label

17.00 Nástio Mosquito & DZZZZ Band

19.00 Moh! Kouyaté

30 de junho

Palco Mundo

16.30 Hailee Steinfeld

17.45 Ivete Sangalo

21.15 Jessie J

23.00 Katy Perry

Music Valley

12.00/17.00 Somersby Pool Party

17.00 Carlão

21.15 Blaya

23.30 Karetus

00.30 Rich & Mendes

01.30 Vintage Culture

EDP Rock Street

15.15 Selma Uamusse

17.00 Batuk

18.15 Paulo Floresis

Ler mais

Exclusivos