Chili com carne fizeram o melhor álbum de BD nacional

"Zona de Desconforto" é uma " recolha de relatos de autores de Banda Desenhada que foram estudar ou trabalhar para fora de Portugal".

O livro "Zona de desconforto", assinado pelo coletivo "Chili com Carne" conquistou o prémio Nacional de Banda Desenhada para o melhor álbum português na edição deste ano do Amadora BD.

A Chili com Carne, de que fazem parte Amanda Baeza, André Coelho, Cristina Casnellie, Daniel Lopes, David Campos, Francisco Sousa Lobo, José Smith Vargas, Júlia Tovar, Ondina Pires e Tiago Baptista, é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1995. O funcionamento é assegurado pela "cooperação livre e espontânea dos seus associados".

"Zona de Desconforto", o álbum que valeu ao grupo o prémio, "é uma recolha de relatos de autores de Banda Desenhada que foram estudar ou trabalhar para fora de Portugal", dizem o coletivo na sua página do Facebook.

O álbum é coordenado por Marcos Farrajota

A lista completa de premiados da Amadora BD:

Melhor Argumento para Álbum Português

Melhor Desenho para Álbum Português

Melhor Álbum de Autor Estrangeiro

Melhor Álbum de Tiras Humorísticas

No Presépio , de Álvaro e José Pinto Carneiro (Insónia/Álvaro Santos)

Melhor Ilustração de Livro Infantil

Prémio Clássicos da 9.ª Arte

Maus, de Art Spiegelman (Bertrand Editora)

Fanzine

Troféu de Honra

Do júri faziam parte Nelson Dona, diretor do Amadora BD, Carla Tavares, representante da câmara da Amadora, Joana Afonso, autora, Luís Salvado, jornalista, António Dâmaso Afonso, colecionador, e Sara Figueiredo Costa, comissária da exposição central.

Os álbuns dos vencedores podem ser vistos até domingo, dia 9 de novembro, no Fórum Luís de Camões.

A edição deste ano da Amadora BD dedica uma exposição de homenagem a Carlos Baptista Mendes, "Portugueses na Grande Guerra", que pode ser vista na

Ler mais

Exclusivos