Caravaggio e os seus herdeiros em junho no Thyssen

O museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, inaugura no dia 21 de junho a exposição "Caravaggio e os Pintores do Norte", mostrando a influência do mestre nos artistas do norte.

Qual a influência de Michelangelo Merisi da Caravaggio, nascido em Milão em 1571, nos artistas do norte que reproduziram e dissiminaram o seu estilo? É desta pergunta que parte a próxima exposição do museu Thyssen-Bornemisza, na capital espanhola.

Para a exposição, com curadoria de Gert Jan van der Sman, da Universidade de Leiden, foram selecionadas 53 obras. Destas, 12 são da autoria de Caravaggio, pretendendo assim dar uma amostra do período romano até aos seus anos finais, mais sombrios. O pintor morreu em 1610 em Porto Ercole.

Durante os primeiros anos em Roma, Caravaggio executa pinturas naturezas mortas com frutas e flores, uma especialidade a que se havia dedicado na Lombardia natal. Chama a atenção dos seus contemporâneos com Rapaz mordido por um lagarto (1593-1595).

O "Rapaz mordido por um lagarto", o quadro que despertou a atenção dos seus pares

As demais obras da exposição oferecem uma panorâmica sobre os seus seguidores no norte da Europa. Na Holanda, Dirk van Baburen, Gerrit van Honthorst and Hendrick Ter Brugghen; na Flandres, Nicolas Régnier and Louis Finson; e em França. Simon Vouet, Claude Vignon and Valentin de Boulogne.

A mostra começa com duas galerias dedicadas ao trabalho do pintor, ficando as restantes reservados aos nórdicos (artistas do norte dos Alpes) que conheceram o trabalho de Caravaggio e primeira mão. Entre 1600 e 1630, mais de dois mil artistas escolheram Roma para aprofundar a sua técnica tornando a cidade num importante centro de produção artístico.

O pintor gozou de grande popularidade em vida, chegando a ser o mais solicitado de Roma com numerosas encomendas públicas e privadas. Segundo o museu, no comunicado que anuncia a exposição, tornou-se um dos artistas mais populares entre os nórdicos porque dá menor importância à componente pictórica e a facilidade em aplicar o seu estilo fora do contexto tradicional de uma atelier ou academia de desenho.

As duas galerias finais exibem obras de Caravaggio e dos seus seguidores em Nápoles e no sul da Itália.

Os quadros são oriundos de instituições como o Metropolitan Museum em Nova Iorque, a Galeria degli Uffizi, em Florença, o Ermitagem em São Petersburgo, o Rijksmuseum, em Amesterdão ou a igreja de São Pedro, em Roma. A exposição abre a 21 de junho e encerra no dia 18 de setembro.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".