As paisagens costeiras de Victor Hugo nos Contentores

Inaugura amanhã nas Docas de Alcântara (Lisboa) a instalação '4 Contentores, 1 Desenho e Uma Paisagem', da artista plástica Susanne Themlitz.

"O simbolismo é uma coisa redutora", declara a artista plástica Susanne Themlitz, acerca da instalação 4 Contentores, 1 Desenho e Uma Paisagem/a Bordo de Victor Hugo, que inaugura amanhã, pelas 21 horas no espaço Contentores (da Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico P28), situado nas Docas de Santo Amaro, em Lisboa.

"O simbolismo é fácil, encontra receitas muito redutoras para transmitir coisas. As coisas fazem sempre sentido, os objectos fazem sentido só por si e através da sua relação com outros. Quando alguém tenta olhar para o sentido por trás dos objectos não vê o mapa, a paisagem."

A paisagem em questão é uma evocação (chamemos-lhe assim) do romance Les Travailleurs de la Mer, de Victor Hugo (1865, tem o título Os Trabalhadores do Mar na versão portuguesa), que conta a história (fictícia) de Gilliat, um habitante de uma ilha francesa (Guernsey de nome, onde Victor Hugo cumpriu 15 anos de exílio auto-infligido) que se dedica a desmantelar uma embarcação encalhada num rochedo (o Douvres), para conquistar o amor de Deruchette.

Não tanto o confronto entre o homem e a natureza, é principalmente a "solidão", segundo Susanne Themlitz, das paisagens literárias de Victor Hugo que a artista plástica procura transmitir, através de um "vocabulário fóssil" criado através de detritos e artefactos recolhidos na zona costeira do Tejo, propositadamente para esta instalação.

Baseadas em aguarelas e estudos feitos pelo escritor francês, as quatro "salas" de ... a Bordo de Victor Hugo dividem-se entre Ilhas brancas e um castelo, a partir de uma aguarela de Victor Hugo (realizada em gesso), Objectos com história incerta testemunhos de um naufrágio (um arranjo de objectos recolhidos), Um mergulhador em bronze sem rosto (na foto) e Recanto habitável, instável.

Esta exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, entre as 10.00 e as 20.00, e estará nos Contentores até ao dia 2 de Outubro.

Ler mais

Exclusivos