As afinidades de Sophia e Sena

Crítica a "Correspondências", de Rita Azevedo Gomes.

Esteve na corrida ao Leopardo de Ouro em Locarno, e depois ganhou o prémio José Saramago no Doclisboa. Este filme híbrido de Rita Azevedo Gomes é uma viagem no tempo através da palavra escrita e dita. Mais especificamente, um périplo assente na poética das cartas trocadas entre os amigos Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, ao longo de dezanove anos (1959-1978).

Neste título translúcido - Correspondências - o tempo tem um travo político e é marcado pela angústia da emigração forçada de Sena. Dessa dor nasce o "jogo" da poesia que alimenta uma afinidade, num gesto de liberdade de expressão. Entre imagens de arquivo, poemas lidos pelos próprios autores e múltiplas encenações da palavra dita em várias línguas, a realizadora de Frágil Como o Mundo e Vingança de Uma Mulher constrói um filme que é uma intensa conversa íntima.

Classificação: *** (Bom)

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Artur Silva

Notícias da frente da guerra

Passaram cem anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Foi a data do Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão e do cessar-fogo na Frente Ocidental. As hostilidades continuaram ainda em outras regiões. Duas décadas depois, começava a Segunda Guerra Mundial, "um conflito militar global (...) Marcado por um número significativo de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 e mais de 70 milhões de mortes" (Wikipédia).

Premium

nuno camarneiro

Uma aldeia no centro da cidade

Os vizinhos conhecem-se pelos nomes, cultivam hortas e jardins comunitários, trocam móveis a que já não dão uso, organizam almoços, jogos de futebol e até magustos, como aconteceu no sábado passado. Não estou a descrever uma aldeia do Minho ou da Beira Baixa, tampouco uma comunidade hippie perdida na serra da Lousã, tudo isto acontece em plena Lisboa, numa rua com escadinhas que pertence ao Bairro dos Anjos.