Alice Vieira ganha prémio no Brasil

O livro infanto-juvenil de Alice Vieira, 'Meia hora para mudar a minha vida', recebeu um prémio na edição brasileira.

Entre os livros destinados ao leitor jovem editados em 2015 no Brasil estava 'Meia hora para mudar a minha vida' da escritora portuguesa Alice Vieira. Ontem, foi considerado o "Melhor da literatura em língua portuguesa" e recebeu o Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Henriqueta Lisboa.

Segundo a editora Peirópolis, o livro "está a encantar os leitores e a ganhar o merecido reconhecimento de quem trabalha pela formação de leitores". Alice Vieira é autora de inúmeros livros para o público infanto-juvenil, bem como na narrativa para adultos e detentora de vários prémios literários.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.