A desconhecida do Norte-Expresso

Crítica ao filme "The Commuter - O Passageiro", de Jaume Collet-Serra

Quarta colaboração entre Liam Neeson e Jaume Collet-Serra, neste action movie não há nada para ver senão a perseverança do primeiro. "Tenho 60 anos", diz logo no início quando é despedido da empresa onde trabalha, com o olhar mais abalado deste mundo. Segue-se um misterioso encontro, no comboio que apanha todos os dias para casa, com uma desconhecida que lhe oferece uma avultada quantia de dinheiro em troca de um favor: identificar um passageiro.

E aqui temos Neeson a entrar em modo suspense (uma malograda atmosfera hitchcockiana), para no minuto seguinte expor os dotes performativos no campo da ação

O cansaço e maturidade do protagonista ainda redimem as grandes trapalhadas do filme, como a inépcia dos diálogos, mas tirando essa admiração pela diligência do ator, The Commuter não passa de um pobre exercício de género.

Classificaçã: * (Medíocre)

Ler mais

Premium

João Almeida Moreira

Bolsonaro, curiosidade ou fúria

Perante um fenómeno que nos pareça ultrajante podemos ter uma de duas atitudes: ficar furiosos ou curiosos. Como a fúria é o menos produtivo dos sentimentos, optemos por experimentar curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro, o candidato de extrema-direita do PSL em quem um em cada três eleitores brasileiros vota, segundo sondagem de segunda-feira do banco BTG Pactual e do Instituto FSB, apesar do seu passado (e presente) machista, xenófobo e homofóbico.

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.