Inédito de Harper Lee chega amanhã

Os leitores conhecem Harper Lee como autora de 'Mataram a Cotovia'. Amanhã, chega a tradução do romance inédito 'Vai E Põe Uma Sentinela'. Deixa de ser a escritora de um livro só.

Deve ser uma das novidades mais polémicas da rentrée literária o novo romance da escritora Harper Lee. Um inédito que a autora nunca quis publicar mas que uma amiga recuperou do baú e, recauchutado por um dos maiores grupos editoriais norte-americanos, foi sensação em língua inglesa ao sair em julho.

Depois do seu primeiro sucesso literário, Harper Lee fugiu do mundo e regressou à localidade de Monroeville, no Alabama. Desde 1964 que ninguém mais ouvia falar dela, e passava tão despercebida como os outros moradores. Uma provinciana que tivera um banho de Nova Iorque mas preferira o exílio na própria terra. Tanto assim que um dos seus mais interessantes biógrafos, Charles J. Shields, descreve no livro Cotovia - Um Retrato de Harper Lee, a irritante situação de todos o enganarem sobre a identidade física de Lee e, pior que tudo, ter vindo a saber que frequentavam o mesmo café enquanto esteve a pesquisar na localidade, que tinha estado ao seu lado, mas sempre ignorante sobre quem era a escritora disfarçada entre os velhotes do sítio.

Nessa biografia, bem como em milhares de artigos publicados nos últimos 55 anos, vem bem explicado que Harper Lee ainda tentou escrever um segundo livro, O Longo Adeus, mas, explicou posteriormente o seu agente literário, isso nunca aconteceria. Com o seguinte argumento: "A caneta secou." Como surge então um segundo romance, que será lançado amanhã em Portugal, intitulado Vai E Põe Uma Sentinela? Essa é uma história que vale outro romance mas que se pode, resumidamente, contar assim: Harper Lee está senil e nada teve a ver com este novo livro. Que é de sua autoria, claro, mas um rascunho rejeitado pelo antigo editor e que antecedeu Mataram a Cotovia. Pode dizer-se que é a sequela do célebre romance, onde podemos ver como são as personagens depois de se tornarem famosas. Não é um problema para a literatura, pois o livro lê-se bem, e Harper Lee nem sabe o que se passa!

Leia a pré-publicação de 'Vai E Põe Uma Sentinela' na edição impressa ou no e-paper do DN

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG