ICA conclui concursos de apoio ao cinema de 2011

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) terminou em março os últimos concursos de apoio ao cinema de 2011, relativos a documentários e longas-metragens de ficção, totalizando 1,5 milhões de euros, disse à Lusa fonte do organismo.

Numa altura em que executa já os apoios para 2013, o ICA está ainda a fechar os concursos de 2011, com a tutela a homologar os dois últimos programas para a produção cinematográfica, embora ainda seja preciso contratualizar as verbas, num montante total de 1,5 milhões de euros.

No programa de 2011 de apoio a longas-metragens de ficção foram atribuídos 600 mil euros ao filme "Caminhos da alma", de João Canijo, e outros 600 mil euros a "Os Maias - (Alguns) episódios da vida romântica", de João Botelho.

No programa de apoio a documentários foram contempladas cinco produções, num total de 300 mil euros: "Além das pontes", de Pierre-Marie Goulet, "Diários suspensos", de Joaquim Sapinho, "As crónicas de Polyaris", de Christine Reeh, "Silêncios do olhar", de José Nascimento, e "The man with a box", de Marco Martins.

Atualmente, o ICA procede à realização dos concursos referentes a 2013, com um total de 10,1 milhões de euros, depois de ter assistido a um ano (o de 2012) de não atribuição de qualquer verba para o cinema português.

O calendário de concursos de 2012 foi suspenso pela tutela, por falta de orçamento do ICA.

No que toca a 2013, dos cerca de 20 diferentes programas de apoio financeiro, o ICA já encerrou o período de candidaturas de nove programas, tendo sido admitidas 145 candidaturas, explicou à Lusa fonte do organismo.

Entre as candidaturas admitidas estão, por exemplo, 44 para a produção de primeiras obras (longas-metragens de ficção), 60 para o desenvolvimento de documentários e 21 candidaturas de cineclubes para a exibição de cinema não comercial.

Apesar das candidaturas terem sido admitidas, segue-se ainda um demorado processo de audiência de interessados, fixação de montantes a atribuir a cada um dos contemplados, anúncio da decisão final do ICA e posterior homologação da secretaria de Estado da Cultura.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG