Filmes da saga 'Star Wars' estão disponíveis em versão digital. E valem a pena?
As versões digitais dos seis filmes são acompanhadas de conteúdos especiais, incluindo cenas cortadas. Mas será que vale a pena voltar a comprar estes filmes?
Os filmes da saga Star Wars passam a estar disponíveis para compra em formato digital a partir desta sexta-feira, dia 10. Os seis filmes vão ser lançados nas lojas digitais com opção de comprar em alta definição, juntamente com entrevistas exclusivas, cenas cortadas e pequenos documentários sobre o processo de produção dos filmes. O site britânico Pocket-lint, porém, dá algumas razões para não comprar as novas versões.
"Estamos muito entusiasmados para que os nossos fãs possam desfrutar da saga Star Wars nos seus aparelhos digitais onde quer que vão", disse Kathleen Kennedy, presidente da produtora Lucasfilm, num comunicado oficial. "Criámos alguns materiais de bónus muito especiais que aprofundam a história rica da saga".
No entanto, de acordo com o jornalista de tecnologia Rik Henderson do site Pocket-lint, "mesmo com bónus novos e nunca vistos", há razões técnicas pelas quais talvez não seja boa ideia comprar os filmes em versão digital, por oposição, por exemplo, a comprá-los em formato Blu-ray. Em comparação com o Blu-ray, o encoding do vídeo é bastante mais fraco, ou seja, a imagem encontra-se mais comprimida, o que significa que não terá a mesma qualidade. Da mesma forma, a versão em alta definição dos filmes digitais não inclui som em alta definição DTS, apesar de terem Dolby Digital surround.
O mesmo jornalista alerta também para o facto de que podem vir aí versões digitais do filme em Ultra-HD, visto que essas versões restauradas dos filmes foram feitas quando estes foram lançados pela primeira vez em DVD, pelo que pode valer a pena esperar para comprar os filmes nessa altura. Henderson sublinha ainda que os filmes não podem ser alugados, ao contrário da maioria dos outros filmes nas lojas digitais que os disponibilizam.
A versão digital dos filmes mantém algumas vantagens sobre o Blu-ray ou os DVDs, como o facto de poder ser vista em múltiplas plataformas, e ser acompanhada por materiais bónus e cenas cortadas que não foram vistas antes. A lista dos materiais bónus que acompanham cada filme pode ser consultada no site oficial da saga.
Em Portugal, a saga está disponível tanto no iTunes como na loja Google Play. Cada um dos seis filmes, com o conteúdo especial, custa 11,99 euros, ou 13,99 euros se forem comprados em alta definição. Também é possível adquirir a coleção inteira de seis filmes por 74,99 euros, em alta definição.
Veja o vídeo de apresentação da versão digital dos filmes
O sétimo filme da saga Star Wars, que em inglês se chama Episode VII: The Force Awakens, vai estrear mundialmente no dia 18 de dezembro deste ano. O primeiro trailer, um teaser de apenas 88 segundos, levantou muita especulação acerca do conteúdo do filme.