Este é o melhor jovem pianista do mundo a tocar Chopin

Seong-Jin Cho ganhou um concurso que existe há 88 anos e em que pianistas tocam apenas Chopin

Um sul-coreano de 21 anos ganhou uma prestigiada competição de piano em Varsóvia, na Polónia. Seong-Jin Cho provou ser o melhor dos 78 jovens que participaram num certame especial, em que os candidatos tocam apenas obras de Chopin.

Seong-Jin Cho admite que na primeira prova estava tão nervoso e "fora de controlo" que nem se lembra de como tocou e teve de ir ver ao YouTube. A segunda correu melhor.

O concurso já existe há 88 anos e realiza-se de cinco em cinco anos. A 17ª edição decorreu ao longo de três semanas. Além do prémio em dinheiro, de 30 mil euros, a distinção abre as portas das mais prestigiadas salas de concertos e já lançou muitos pianistas a nível mundial.

O vencedor foi anunciado esta terça-feira à tarde, uma decisão que foi recebida com aplausos das centenas de pessoas presentes na Filarmónica de Varsóvia, já que o sul-coreano era um dos favoritos do público. Seong-Jin Cho ganhou também o prémio de melhor interpretação de uma polonaise.

O canadiano Charles Richard-Hamelin ficou em segundo lugar e a norte-americana Kate Liu em terceiro.

Seong-Jin Cho nasceu em 1994 em Seul, na Coreia, e começou a tocar aos 6 anos. Aos 11 deu o seu primeiro concerto. Atualmente estuda no Conservatório de Paris.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG