Espólio de Robert Mapplethorpe já tem casa em Los Angeles

Um Museu da cidade de Los Angeles (EUA) e o fundo para as artes J. Paul Getty anunciaram, na segunda-feira (dia 7), a aquisição de doze mil artefactos do fotógrafo, avaliados em cerca de 22 milhões de euros.

Um dos grandes fotógrafos do Séc. XX, Robert Mapplethorpe fotografou nomes como Madonna ou, talvez com resultados mais célebres, Patti Smith (é seu o retrato que adorna a capa do clássico 'Horses', de 1975), e celebrizou-se pela representação franca da sexualidade nas suas imagens, tipicamente a preto-e-branco.

Na segunda-feira (dia 7), o museu americano Los Angeles County Museum of Art (LACMA) e o fundo para as artes J. Paul Getty anunciaram a sua aquisição conjunta de um espólio de doze mil artefactos do fotógrafo, avaliado em 22 milhões de euros. O espólio foi comprado à Fundação Robert Mapplethorpe com a ajuda da Fundação David Geffen, para competir com outras ofertas de aquisição de outras instituições americanas, num momento em que a fundação que gere o património do fotógrafo se prepara para doar duas mil peças de Robert Mapplethorpe, segundo informação adiantada pelo jornal 'New York Times'.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG