Dois novos murais de Banksy no centro de Londres

Artista homenageia Basquiat e critica a atuação das forças policiais inglesas.

Dois novos murais de Banksy apareceram hoje no centro de Londres, Inglaterra, numa homenagem do artista de identidade desconhecida a um outro artista, o nova-iorquino Jean-Michel Basquiat - que tem uma grande exposição no Barbican Center, ali perto, a inaugurar na próxima quarta-feira.

O primeiro mural tem uma roda-gigante feita com coroas (um dos elementos muito usados pelo norte-americano), enquanto o segundo parece ser uma citação da obra de 1982 de Basquiat, Boy and Dog in a Johnnypump. Neste mural, vê-se um rapaz a ser revistado por dois polícias numa alusão à forma como Basquiat, sendo negro, seria tratado pela polícia londrina, explica Banksy:

Banksy esclarece também, no seu Instagram, que lhe pareceu importante realizar estes murais perto do Barbican Center, "um lugar que costuma ser muito rápido a limpar todos os graffiti das suas paredes":

Basquiat, que antes de ser aceite nas galerias de arte e se tornar um dos artistas mais caros de sempre foi também um artista de rua, morreu em 1988 com 27 anos. A exposição "Basquiat: Boom for Real" poderá ser visitada de 21 de setembro a 28 de janeiro, em Londres.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG