Cornel Lucas morre aos 92 anos

Era britânico e até tentou Hollywood mas foi como fotógrafo das estrelas em Londres que se destacou. Cornel Lucas combinou a paciência com o talento para com a iluminação e a câmara certa criar imagens memoráveis de estrelas como Lauren Bacall, Marlene Dietrich ou Gregory Peck. Morreu no dia 8 de novembro aos 92 anos

Cornel Lucas, foi um fotógrafo britânico que se dedicou aos retratos, particularmente de estrelas de cinema. Foram várias aquelas que a sua câmara captou, como Brigitte Bardot, Katharine Hepburn, Gregory Peck e uma série de outras celebridades durante os anos 1950 e 60 quando as fotos de publicidade eram a essência do processo de fabricar estrelas. Lucas era considerado um mestre em iluminação, morreu aos 92 anos. A sua morte foi confirmada pelo filho Linus.

Uma das estrelas fotografadas por Cornel Lucas foi Lauren Bacall, pouco depois do seu marido Humphrey Bogard ter morrido, em 1958. O fotógrafo conseguiu captar emoções no olhar da atriz que raramente foram filmadas. A foto de Bacall é uma das muitas que estão expostas na National Portrait Gallery, em Londres.

Cornel Lucas foi o primeiro fotógrafo reconhecido pela British Academy of Film and Television Arts pelo serviço prestado na indústria nacional do cinema.

A sua carreira viu pela primeira vez o sucesso em 1948, quando, como um recém-chegado no departamento de publicidade da British Film Studios, foi designado para criar imagens estáticas de uma atriz que tinha acabado de despedir outro fotógrafo por considerar "incompetente" a sua técnica de iluminação.

Essa atriz era Marlene Dietrich, na época em filmagens de "No Highway in the Sky" - em português "Viagem Fantástica" - com James Stewart. Ela tornou-se a sua primeira celebridade e em alguns aspetos a sua melhor professora.

A sua forma preferida de iluminação era de cima, afirmou numa entrevista ao jornal The Telegraph. Embora seja uma técnica difícil de dominar, explicou que era o melhor ângulo para acentuar as maçãs do rosto de Dietrich e a simetria do seu rosto gélido.

Henry Cornel Lucas nasceu em Londres a 12 de setembro de 1920. Começou a fotografar quando tinha 13 anos, usando uma Kodak Brownie, um presente da sua mãe, Mary Ann. Aprendeu rapidamente a revelar as próprias fotografias na casa-de-banho da família.

Aos 15 anos foi trabalhar para um laboratório de cinema, e durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a desenvolver sistemas de espionagem de fotografia para a Royal Air Force.

Depois da guerra, foi para Hollywood, mas descobriu que devido ao excesso de fotógrafos norte-americanos regressados das forças armadas havia pouco trabalho para um jovem fotógrafo britânico, então voltou para casa e foi em Londres que construiu o seu nome.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG