National Board of Review premeia 'Up in the Air'
Filme de Jason Reitman arrecada quatro prémios, incluindo Melhor Actor ('ex aequo') para George Clooney
O filme Up in the Air, de Jason Reitman (Juno), foi considerado o Melhor de 2009 pela National Board of Review (NBR) americana, que distinguiu ainda George Clooney como Melhor Actor no mesmo título (a meias com Morgan Freeman em Invictus, de Clint Eastwood), e deu ainda a Anna Kendrick o prémio de Melhor Actriz Secundária. A fita, sobre um executivo que ganha a vida a percorrer os EUA a despedir funcionários de empresas, teve ainda o prémio de Melhor Argumento Adaptado (Jason Reitman e Sheldon Turner).
Estas distinções da NBR inauguram a temporada dos prémios de cinema nos EUA, costumam ser também bons indicadores para os Óscares.
Noutras categorias, Clint Eastwood foi considerado Melhor Realizador por Invictus, sobre Nelson Mandela e o Mundial de Râguebi que se disputou na África do Sul em 1995. A Melhor Actriz foi a inglesa Carey Mulligan, em An Education, de Lone Scherfig. O Melhor Actor Secundário foi Woody Harrelson em The Messenger, e Up-Altamente, produzido pela Pixar/Disney ganhou na categoria de Melhor Animação.
The Cove, de Louie Psihoyos, que denuncia o massacre ilegal de golfinhos no Japão, venceu em Melhor Documentário, e Wes Anderson teve o Prémio Especial da NBR pela sua animação de longa-metragem imagem-a-imagem The Fantastic Mr. Fox.