Michelle Obama deu o Óscar de Melhor Filme a 'Argo'

O filme A Vida de Pi, de Ang Lee, somou o maior número de prémios. 'Argo' e 'Os Miseráveis' ganham três Óscares cada um. Não houve um grande vencedor numa noite de premiação muito dividida.

Foi uma das noites de premiação mais dividida. E até mesmo com o acontecimento raro de ter atribuído um Óscar ex-aequo numa das categorias (a de Melhor Montagem de Som, a 00.30 Hora Negra e Skyfall). Feitas as contas finais, A Vida de Pi, de Ang Lee, juntou o maior número de prémios (quatro), um deles para Melhor Realizador. Sem surpresa Argo venceu a categoria de Melhor Filme, arrecadando ainda outros dois prémios (Montagem e Argumento Adaptado). Um outro filme acabou a noite também com três Óscares. Foi Os Miseráveis, um deles para Melhor Atriz Secundária.

As maiores surpresas da noite chegaram com os prémios de Melhor Realizador para Ang Lee e Melhor Atriz para Jennifer Lawrence, em Guia Para Um Final Feliz. Surpresa foi também a presença (a partir da Casa Branca) de Michelle Obama, que entregou o Óscar de Melhor Filme.

A cerimónia, como estava anunciado, celebrou o cinema musical e homenageou James Bond. Adele, que cantou em palco, venceu aqui o primeiro Óscar alguma vez entregue a uma canção para um filme do espião 007 ao triunfar na categoria de Melhor Canção.

Veja aqui, já a seguir, como foi a noite, que o DN acompanhou em direto, minuto a minuto.

04.55 - 'Argo' vence Melhor Filme

A vitória de 'Argo"é a da mediania segura, política e cinematograficamente. E muito absurda, porque Ben Affleck não estava nomeado para Melhor Realizador. E 'Argo' faz também o 'comeback' do ano. Balanço: uma cerimónia de novo longa e irregular demais, e, com algumas exceções, uma premiação entre o mediano e o medíocre. E.B.

Alguém quer explicar esta cerimónia? Do triunfo da banalidade à consagração da previsibilidade... Sem tendências, parece que este ano os Óscares tiveram medo: da grandeza de Emmanuelle Riva à precisão de "Lincoln". Um ano para esquecer. F.G.

04.54 - Michelle Obama apresenta a categoria de Melhor Filme

04.48 - Daniel Day-Lewis ganha Óscar de Melhor Ator, em 'Lincoln'. É o primeiro ator a vencer por três vezes esta categoria.

Daniel Day-Lewis merece o Óscar, mas se tivesse havido um empate com Joaquin Phoenix, não teria ficado mal. - E.B.

04.42 - Oscar de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence em 'Guia Para Um Final Feliz'

Gosto muito da Jennifer Lawrence, mas o Óscar devia ter ido para a Emmanuelle Riva. E acrescento: um Óscar de Melhor Atriz para um papel numa comédia: raríssimo.- E.B.

Esta noite terminou com o Óscar de Jennifer Lawrence. A pior das surpresas. F.G.

04.34 - Ang Lee ganha Melhor Realizador por 'A Vida de Pi'

Ang Lee ganha o Óscar de Melhor Realizador com o seu único mau filme. Está tudo dito. - E.B.

Como este Óscar de realização para Ang Lee (??? a sério que a sua alma de executante encantou os corações dos votantes?) Esta cerimónia está a caminho de ser recordada como uma das mais despersonalizadas e disfuncionais dos Óscares. É melhor começar a desistir. F.G.

04.26 - Quentin Tarantino ganha Melhor Argumento Original com 'Django Libertado'

Tony Kushner perdedor (Óscar melhor argumento adaptado). Só nesta cerimónia alucinada é que isto que pode acontecer. Mas, ao mesmo tempo, eis um dos Óscares mais merecidos da noite: Tarantino pelo brilhante "Django Libertado". Parabéns! - F.G.

Tarantino tem o segundo bónus de consolação da noite em Argumento Original e 'Argo' ganha, absurdamente, em Argumento Adaptado. Dois tiros ao lado. - E.B.

04.23 - 'Argo' ganha Melhor Argumento Adaptado

04.22 - A cerimónia está a arrastar-se, um dia terão que repensar drasticamente o fomato para a encurtar. Começou como um jantar "inter pares" para a entrega de prémios e agora é um espectáculo-monstro planetário. E.B.

04.16 - 'Skyfall' ganha Melhor Canção

Finalmente um Óscar para uma Bond Song. É justo pela história de 50 anos com belas canções. Pena que chegue com uma que está longe do melhor da tradição 007. - N.G.

Segundo Óscar para 007 com a ajuda preciosa da imponente Adele. - E.B.

04.10 - 'A Vida de Pi' ganha melhor Banda Sonora

Era talvez a mais banal e mais desinteressante das nomeadas e ganha? Mychael Danna já fez melhor... Thomas Newmann merecia o prémio por 'Skyfall' - N.G.

04.01 - O 'In Memoriam' do ano esquece Nagisa Oshima e Whitney Houston! - N.G.

03.48 - Melhor Direção Artística para 'Lincoln'

03.36 - Segunda referência musical a 007 com Adele a interpretar 'Skyfall'

Consta que se houver mais um Óscar para 'Os Miseráveis', será entregue pelo Dr. Fernando Ulrich. - E.B.

03.32 - Óscar de Melhor Montagem para 'Argo'

Na TVI chamaram ao montador de "Argo" (vencedor de melhor montagem) um "especialista da montagem"... Que dizer da noção de tempo que reside em cada plano de "Lincoln"? Pois. - F.G.

'Argo' ganha primeiro Óscar e não se deve ficar por aqui. Um filme onde a montagem é dispicienda. - E.B.

03.22 - Melhor Atriz Secundária para Anne Hathaway em 'Os Miseráveis'

Mais certo do que a morte e os impostos: Óscar de Melhor Actriz Secundária para Anne Hathaway, a actriz certa no filme errado. - E.B.

03.14 - Melhor Montagem de Som ex-aequo para '00.30 Hora Negra'e 'Skyfall'

Os empates são raríssimos nos Óscares, mas este valeu a pena: Kathryn Bigelow/007 Skyfall - E.B.

03.12 - Melhor Mistura de Som para 'Os Miseráveis'

Como faz muito barulho, 'Os Miseráveis' ganham Óscar de Som. - E.B.

03.09 - Entrega dos Óscares técnicos e científicos.

03.04 - Momentinho Musical Deprimente, cortesia do elenco de 'Os Miseráveis'. - E.B.

02.50 - Melhor Filme em Língua Estrangeira para 'Amour'

Discurso contido mas tão comovido quanto comovente: eis Michael Haneke a receber o Óscar de melhor filme estrangeiro para um dos maiores títulos dos últimos tempos - Amour, essa obra que levo comigo até o futuro distante. - F.G.

'Amor' ganha justamente Óscar do Melhor Filme Estrangeiro e com isto pode ter acabado parte da sua premiação: nas categorias de Filme e Realizador. - E.B.

02.44 - 'Searching For Sugar Man' ganha Melhor Longa Documental

O prémio de Melhor Longa-Metragem Documental evita distinguir um filme pró-palestinianos ('5 Broken Cameras') ou um israelita que faz a apologia dos serviços secretos ('The Gatekeepers') e distingue uma obra sobre um grande músico que desapareceu da vista pública.- E.B.

02.36 - 'Inocente' ganha Melhor Curta Documental

02.33 - Melhor Curta Metragem de Imagem Real para 'Curfew'

Homenagem aos 50 anos de James Bond no cinema inclui um 'Goldfinger' com Shirley Bassey em palco. Grande momento! - N.G.

'Nobody does it better' do que James Bond, até nos Óscares. - E.B.

02.19 - Melhor Caracterização para 'Os Miseráveis'

'Anna Karenina' é só pano, natural que ganhe o Óscar de Guarda-Roupa - E.B.

02.10 - Melhores Efeitos Visuais para 'A Vida de Pi'.

Segundo Óscar para 'A Vida de Pi', onde efeitos visuais e fotografia se confundem.- E.B.

'Skyfall' perde um dos Óscares que podia ganhar para um dos piores filmes nomeados. - E.B.

Fotografia para... A Vida de Pi? Não que a fotografia de Claudio Miranda, pincelada por um destaque enormíssimo de efeitos especiais (surpresa! Óscar para efeitos!), não nos encha os olhos. Mas ignorar o trabalho de Janusz Kaminski (Lincoln) é ignorar um trabalho que, daqui a uns anos, será recordado como um dos maiores feitos da Hollywood do início desta década. - F.G.

Como não se dá Melhor Fotografia a 'Lincoln'?Estamos a falar de cinema ou de publicidade? - N.G.

01.59 - 'Brave Indomável' ganha Melhor Longa Metragem de Animação.

'Brave', da Pixar, ganha em Longa-Metragem de Animação e faz 1-1 entre Disney e Pixar nas categorias respectivas. Em 3 Óscares atribuídos até agora, 2 eram previsíveis. - E.B.

Brave - Indomável é bem capaz de ser o pior que a Pixar nos deu nos últimos anos... O prémio, naturalmente previsível, revela uma injustiça: como ficar de olhos fechados quando temos Tim Burton a dar-nos um triunfo melancólico chamado Frankenweenie? - F.G.

01.58 - Papermen, dos estúdios Disney, ganha Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Compensou a estratégia de colocar o filme no YouTube para toda a gente ver. Boa estratégia. N.G.

O Óscar de Melhor Curta de Animação vai para 'Paperman', um belíssimo filme que junta o melhor de dois mundos: a animação digital e a desenhada à mão. - E.B.

01.47 - Christoph Waltz ganha segundo Oscar como Melhor Ator Secundário, desta vez por 'Django Libertado'. Todos os nomeados para melhor ator secundário já tinham ganho pelo menos um Óscar.

Christoph Waltz é praticamente a unica coisa boa de 'Django Libertado', mas Philip Seymour Hoffman merecia muito melhor em 'O Mentor'. - E.B.

Merecido o segundo Óscar para o ator austríaco em colaborações com Tarantino. Cria-se um par incontornável? A ver... Mas dava o prémio a Tommy Lee Jones. N.G.

01.36 - James T. Kirk (o comandante de Star Trek) regressa do século XXIII para tentar impedir o apresentador Seth MacFarlane de "estragar a noite". Convenhamos que não começou mal a cerimónia. - N.G.

O tema destes Óscares nº 85 é O Musical e Seth McFarlane safa-se a cantar, mas ainda tem que provar ser um apresentador carismático. E para o público fora dos EUA, tem o «senão» de ser uma voz de animação e pouco mais.- E.B.

01.23 - Espero que 'Amour' seja o grande vencedor da noite. Estas 5 nomeações são, mesmo assim, já uma grande surpresa. E que acho que vai ganhar? Filme: Argo. Realizador: Haneke. Ator: Daniel Day Lewis. Atriz: Emmanuelle Riva. Atriz Secundária: Sally Field. Ator Secundário: Christoph Waltz. Filme Estrangeiro: Amour. Argumento Original: Tarantino em Django Libertado. Animação: Frankenweenie. - Nuno Carvalho

01.20 - As previsões do Eurico de Barros: Filme: 'Argo'. Realizador: Haneke Ator. Daniel Day-Lewis. Atriz - Jessica Chastain. Ator secundário : Christoph Waltz. Atriz Secundária: Anne Hathaway. Animação: Brave. Filme Estrangeiro: Amor '

01.12 - Que surpresas nos Óscares deste ano? Seguramente nenhuma. Mas espero estar errado - que "Lincoln", por exemplo, seja o grande vencedor da noite. As previsões: Melhor filme: "Argo", de Ben Affleck . Melhor realizador: Steven Spielberg ("Lincoln"). Melhor ator: Daniel Day-Lewis ("Lincoln") . Melhor atriz: Emmanuelle Riva ("Amour") . Melhor ator secundário: Tommy Lee Jones ("Lincoln") . Melhor atriz secundária: Anne Hathaway ("Os Miseráveis") . Melhor argumento original: Quentin Tarantino ("Django Libertado") . Melhor argumento adaptado: Chris Terrio ("Lincoln"). Melhor animação: "Brave - Indomável", de Mark Andrews e Brenda Chapman. Melhor filme estrangeiro: "Amour", de Michael Haneke. Melhor fotografia: Claudio Miranda por "A Vida de Pi". Melhor montagem: William Goldenberg por "Argo"). Melhor direção artística: "Os Miseráveis". Melhor guarda-roupa: "Anna Karenina". Melhor maquilhagem: "O Hobbit: Uma Viagem Inesperada". Melhor banda musical: Alexandre Desplat por "Argo". Melhor canção: "Skyfall" (Adele). Melhor mistura de som: "Os Miseráveis". Melhor montagem de som: "00:30 A Hora Negra". Melhores efeitos especiais: "A Vida de Pi". - Flávio Gonçalves

01.05 - Enquanto não começa a atribuição dos prémios vamos lançando as nossas previsões. 'Argo' deverá ganhar Melhor Filme, Daniel Day-Lewis certamente será o Melhor Ator e 'Skyfall' dará o primeiro Óscar a uma Bond Song. A grande surpresa poderá surgir na categoria de realização. Steven Spielberg seria a escolha merecida. Haneke, poderia aqui surpreender. Emmanuelle Riva poderá vencer como Melhor Atriz.Aqui ficam as minhas previsões: Melhor Filme - 'Argo'. Melhor Realizador - Steven Spielberg (Lincoln). Melhor Ator - Daniel Day-Lewis (Lincoln). Melhor Atriz - Emmanuelle Riva (Amour). Melhor Ator Secundário - Christoph Waltz (Django Libertado). Melhor Atriz - Anne Hathaway (Os Miseráveis). Argumento Original - Django Libertado. Argumento Adaptado - Argo. Melhor Canção - Skyfall - Nuno Galopim

01.00 - Tudo a postos para a 85ª cerimónia de entrega dos Óscares em Hollywood. Atores, atrizes, realizadores e outros protagonistas vão desfilando. Acompanhe num link aqui ao lado o desfile dos vestidos na passadeira vermelha.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG