Mamã vence a triplicar no Fantasporto

O filme de Andrè Muschietti ' Mamã' ganhou em três categorias na secção de cinema fantástico, incluindo o de melhor atriz para Jessica Chastain. Inseridos na semana dos realizadores, 'Pietá', de Kim-Ki-Duk, recebeu o prémio Manoel de Oliveira e 'White Tiger', de Karen Shaknazarov, arrecadou o prémios Especial do Júri, de melhor realizador e de melhor ator, com Aleksey Vertkov.

A película realizada por Andrès Muschietti e produzida por Guilhermo Del Toro conseguiu arrecadar o prémio de melhor filme, melhor realizador e melhor atriz, graças à interpretação de Jessica Chastain, a protagonista de '00.30 hora negra'.

'O Apóstolo', uma produção do galego Fernando Cortizo, recebeu o Prémio Especial do Júri, enquanto 'Forgotten' destacou-se pela sua argumentação a cargo de Valentin Mereutza e pelo também realizador Alex Schmidt. O prémio de melhor ator foi para Toby Jones, em 'Berberian Sound Studio', e Mika Orasmaa foi distinguido pela sua direção de fotografia em 'Iron Sky'. 'Hotel', do espanhol José Luis Aleman, foi considerada a melhor curta da secção cinema fantástico.

Exibidos na semana dos realizadores, 'Pietá', de Kim Ki-Duk, recebeu o prémio Manoel de Oliveira e o de melhor atriz, com Lee Jung-Jing, enquanto 'White Tiger', de Karen Shaknazarov, arrecadou o prémios Especial do Júri, de melhor realizador e de melhor actor, com Aleksey Vertkov. Já Jolein Laarman recebeu o prémio de melhor argumento por Kaunboy, realizado pelo holandês Boudewijn Koole

Na secção Orient Express o filme sul coreano 'The Grand Heist' foi o melhor filme, já o Prémio Especial do Júri foi para 'The Weight', de Jeon Kyu-Hwan.

Quanto às distinções do cinema português, o prémio foi para o documentário sobre o povo saudita 'Mia Mia Sudan Tamam Tamam', de Luis Moya. 'A Restart', o Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, de Lisboa, foi a escola vencedora na secção reservada às instituições de ensino nacionais ligadas ao audiovisual e cinema. Inseridos nas condecorações não oficiais, o Prémio da Crítica foi para 'The Seasoning House', de Paul Hyett e o do Público foi para o filme norueguês 'Thale', de Aleksandre Nordaas.

Hoje à noite, às 21 horas, terá lugar a sessão de entrega dos prémios e, amanhã, serão exibidos os filmes vencedores da 33ª edição do Fantasporto.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG