NYT recupera reportagem de 1853 sobre Solomon Northrup

O diário americano New York Times colocou hoje no Facebook a reportagem que publicou a 20 de janeiro de 1853 sobre Solomon Northrup, cuja história é contada em 12 Anos Escravo, o filme de Steve McQueen que ganhou o Óscar de Melhor Filme.

"O caso do rapto" era o título da reportagem do New York Times sobre a "captura e reaparecimento de Solomon Northrup", como se pode ler no PDF com o texto originalmente publicado a 20 de janeiro de 1853 a contar a história do filho de um escravo liberto que foi raptado e vendido como escravo. Condição na qual passou os 12 anos seguintes da sua vida antes de conseguir a liberdade de volta.

A história foi contada pelo próprio Northrup no livro 12 Anos Escravo, agora adaptado ao cinema por Steve McQueen, com Chiwetel Ejiofor no papel de Northrup.
Ler mais

Exclusivos

Premium

Opinião

Os irados e o PAN

A TVI fez uma reportagem sobre um grupo de nome IRA, Intervenção e Resgate Animal. Retirados alguns erros na peça, como, por exemplo, tomar por sério um vídeo claramente satírico, mostra-se que estamos perante uma organização de justiceiros. Basta, aliás, ir à página deste grupo - que tem 136 000 seguidores - no Facebook para ter a confirmação inequívoca de que é um grupo de gente que despreza a lei e as instituições democráticas e que decidiu fazer aquilo que acha que é justiça pelas suas próprias mãos.