Nomeações para os Oscares adiadas por um dia

O prazo para nomear filmes e artistas à candidatura os próximos Oscares foi adiada por um dia,anunciou segunda-feira a AcademiaAmericana de Artes e Ciências de Cinema, que estreia este ano o sistema de votação pela Internet.

Os cerca de 6000 membros da Academia têm até dia 4 de janeiro para votar nos artistas/filmes em três assembleias de voto: em Los Angeles, Nova York e Londres , por correio ou pela Internet.

"Ao adiar o prazo de votação , nós fornecemos todos os meios possíveis para facilitar a transição para a votar por via eletrónica ", disse em comunicado Ric Robertson, um dos líderes da Academia.

De acordo com vários órgão de comunicação, os membro da Acadeia - cuja média de idades rondas os 62 anos - tiveram algumas dificuldades em se adaptarem à votação pela Internet .

Os candidatos ao Oscar serão anunciados a 10 de janeiro , enquanto a cerimónia de entrega das estatuetas será realizadaa 24 de fevereiro, em Hollywood.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.