Danny Glover na 'República das Crianças'

O actor norte-americano está em Maputo a filmar com o realizador Flora Gomes.

Danny Glover, o actor norte-americano de filmes como Predador II, Arma Mortífera ou, mais recentemente, 2012, está neste momento em Moçambique a rodar Republica di Mininus , o último filme de Flora Gomes.

Esta é quinta longa-metragem de Flora Gomes, realizador da Guiné-Bissau de filmes como Os Olhos de Yonta (1992) ou Nha Fala (2002), que está pela primeira vez a filmar em Maputo. Esta co-produção leva-nos a um país na África Ocidental que, devido à guerra, foi abandonado pelos adultos. As crianças assumem a tarefa de tomarem conta delas próprias e a Republica di Mininus (expressão em crioulo que significa "República das Crianças") torna-se um país estável e próspero.

"O filme tem um guião maravilhoso de Flora Gomes. É uma história fictícia sobre o que acontece às crianças quando se organizam na sua própria sociedade, no seu próprio mundo", contou Danny Glover à imprensa local.

O americano é um dos poucos actores adultos neste filme e interpreta o papel de Dubem, o único adulto que, por ter perdido os óculos na confusão do ataque à cidade, permanece no país e se torna um conselheiro das crianças. Os nove jovens actores foram escolhidos entre 600 crianças que participaram nas audições em Maputo.

A rodagem de Republica di Mininus, uma co-produção entre Portugal, França (Les Films de l'Après-midi) e Alemanha, conta com o apoio da RTP e do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual, estando a produção a cargo dos Filmes do Tejo. O filme tem pouco mais de um milhão de euros de orçamento.

Ler mais

Exclusivos