ICA distribui 15 milhões pelo cinema e televisão em 2014

Financiamento do cinema leva a maior fatia, 12 milhões de euros, mas o audiovisual também entra nas contas, com quase 3 milhões. O calendário dos concursos está disponível a partir de hoje.

Retoma-se o apoio às longas-metragens de animação (um milhão de euros), iniciam-se concurso de escrita e desenvolvimento (800 mil euros) e há 400 mil euros para a finalização de obras, já rodados e com plano de montagem. Mantém-se o apoio automático, de 700 mil euros, destinado a filmes mais vistos do ano anterior, e as primeiras obras terão de ser sempre apoiadas num mínimo de 15% do valor total do concurso. Mas desaparece o apoio complementar. Se os novos concursos, apresentados ontem pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e pela Diretora do Instituto do Cinema e Audiovisual, Filomena Serras Pereira, merecem o aplauso dos produtores, o fim do concurso destinado a realizadores mais consagrados do cinema português é alvo de críticas.

"Acredito que se poderiam ter encontrado outras soluções, em vez de definir que os realizadores mais consagrados, com mais de oito obras têm de ser preteridos a favor dos menos experientes", diz Pandora Cunha Telles, porta-voz da APCA - Associações de Produtores de Cinema e Audiovisual, ao DN. Filomena Serras Pereira justificou a decisão com o facto de existirem "muitas longas-metragens em curso".

O regresso do concurso de apoio a longas metragens de animação é saudado por José Miguel Ribeiro, umas das vozes do movimento Caminhos da Animação, mas é considerado baixo, tendo em conta os custos de produção, elevados, de um filme deste género.

Leia mais no e-paper do DN.

Exclusivos

Premium

Liderança

Jill Ader: "As mulheres são mais propensas a minimizarem-se"

Jill Ader é a nova chairwoman da Egon Zehnder, a primeira mulher no cargo e a única numa grande empresa de busca de talentos e recursos. Tem, por isso, um ponto de vista extraordinário sobre o mundo - líderes, negócios, política e mulheres. Esteve em Portugal para um evento da companhia. E mostrou-o.