11. Melhor Filme

Ao longo dos últimos dias os críticos e colaboradores do DN foram aqui apresentando as suas escolhas nas principais categorias para os Óscares deste ano. Hoje apresentamos o Melhor Filme...

'12 Anos Escravo', de Steve McQueen

Apesar de Gravidade e Golpada Americana liderarem a corrida com dez nomeações cada, é 12 Anos Escravo, nomeado em nove categorias, o melhor da lista dos nomeados. Em comparação com o filme de Alfonso Cuáron, que é sobretudo um feito técnico, e o de David O. Russell, um objeto trendy e sobrevalorizado, o drama esclavagista de Steve McQueen é o mais completo dos três.E embora seja o filme mais mainstream de McQueen (os dois anteriores eram demasiado "autorais" para caberem no esquema mental relativamente formatado da Academia), mantém mesmo assim uma intensidade e identidade própria que são raras no cinema contemporâneo. Merece por isso ser consagrado este esforço coletivo notável que não abdica, porém, de um olhar pessoal.

Os Outros nomeados

Golpada Americana

Capitão Phillips

O Clube de Dallas

Gravidade

Uma História de Amor

Nebraska

Filomena

O Lobo de Wall Street

Ao contrário do que sucedeu em 1986 com A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, que obteve 11 nomeações mas não conquistou nenhuma estatueta, talvez o filme de Steve McQueen tenha mais sorte do que o de Spielberg. Mas na história desta categoria são vários os exemplos de filmes nomeados em múltiplas categorias, incluindo a de Melhor Filme, que fizeram jus ao provérbio "a montanha pariu um rato". Basta lembrar os casos de O Homem Elefante (1980), de David Lynch (oito nomeações, zero Óscares) ou A Grande Decisão (1977), de Herbert Ross (11 nomeações, nenhum Óscar).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG