1. Melhor Ator Secundário

A partir de hoje o DN apresenta diariamente as escolhas dos seus críticos e colaboradores nas principais categorias dos Oscares de 2014. Começamos com o Melhor Ator Secundário.

Barkhad Abdi ('Capitão Phillips')

A história dos Óscares tem uma tradição de nomeados a Ator Secundário com pouca ou mesmo nenhuma experiência de representação. O somali Barkhad Abdi, que interpreta o líder dos sequestradores do barco comandado por Tom Hanks em Capitão Phillips, de Paul Greengrass, é, este ano, o rosto dessa tradição.

Nascido em Mogadiscio em 1985 e radicado nos EUA desde 1999, Abdi já foi empregado de balcão, motorista e atualmente realiza telediscos. No papel do pescador empurrado para uma tosca e desesperada pirataria moderna pela pobreza e pelos senhores da guerra, ele incarna e transmite o drama de muitos compatriotas seus com uma verdade crua e imediata. Como se soubesse que esse poderia ter sido porventura o seu destino, se tivesse ficado no seu país.

Barkhad Abdi chega aos Óscares após ter sido nomeado para os Globos de Ouro na mesma categoria, e tendo acabado de ganhar o Bafta de Melhor Ator Secundário. Já recebeu também prémios da crítica, como o do Círculo de Críticos de Cinema de Londres ou da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston.

Os outros nomeados

Bradley Cooper "Golpada Americana"

Michael Fassbender "12 Anos Escravo"

Jonah Hill "O Lobo de Wall Street"

Jared Leto "O Clube de Dallas"

Foi em 1936, na nona cerimónia de entrega dos Óscares, que a estatueta de Melhor Ator Secundário foi atribuída pela primeira vez. O vencedor, e estreante da categoria, foi Walter Brennan, em Pai Contra Filho, de Howard Hawks. Até agora, já foram entregues 77 Óscares desta categoria a 69 atores.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG