Celebração do paladar no Vila Joya
Num tributo à memória de uma das fundadoras do Hotel Vila Joya, a alemã Claudia Jung, uma constelação de chefs premiados com estrelas Michelin em Portugal abriu a primeira noite do Festival Internacional Gourmet - Tribute to Claudia, naquele que é considerado o melhor boutique-resort no mundo, situado na Praia da Galé. Na cozinha do chef austríaco Koschina - único com duas estrelas Michelin em Portugal -, a azáfama foi imensa, com um batalhão de cozinheiros portugueses e estrangeiros a assistir à preparação do menu criado pelos 11 célebres chefs - entre eles, quatro portugueses e um brasileiro.
Nas mesas que preencheram as várias salas e o terraço do Hotel Vila Joya, os comensais testemunharam um dos mais incríveis desfiles de sabores da alta gastronomia, acompanhados devidamente por vinhos seleccionados pelos próprios chefs, a condizer com cada prato, com cada nota dos sofisticados ingredientes.
A quinta edição deste festival veio ressaltar ainda mais a filosofia subjacente a este evento gastronómico único na Europa - o amor pela alta cozinha, a união de diversas nacionalidades num objectivo comum de criação e experimentalismo não só de paladares mas também de sentimentos e partilha. Num cenário natural maravilhoso, com o mar a ronronar mesmo ali, à beira das varandas, a memória de Claudia Jung foi home- nageada da maneira mais calorosa e genial, com amigos à mesa e a criatividade na cozinha.
E não faltaram amigos para a primeira noite de celebração - mais de cem comensais estiveram presentes, mobilizando uma incrível logística por parte dos organizadores, Joy Jung e o chef Koschina, que cuidaram não só dos convites aos melhores chefs premiados com estrelas Michelin em Portugal e no estrangeiro, como também trataram de toda a logística. "Alguns chefs preferiram trazer os seus próprios ingredientes, mas outros encarregaram-nos de encontrar os melhores produtos para as suas receitas", contou Joy Jung ressaltando a incrível qualidade do pescado português, adquirido na lota de Sagres, na ordem dos 100 kg.
"Comprámos pregado do mar, o excelente lavagante, vieira e lagostins. Os melhores peixes portugueses estão presentes na nossa mesa", disse ainda Koschina, contando que os chefs visitaram a lota e o fornecedor até está a expandir o negócio para o estrangeiro.
"Queremos animar o mês de Janeiro no Algarve, trazer um público conhecedor, a criatividade dos chefs, criar empregos e colocar a região e os produtos locais no mapa da alta gastronomia internacional", disse ainda Joy Jung, revelando que na primeira noite foram servidos 1200 pratos e durante os dez dias de festival serão consumidos cerca de 15 kg de trufas, 45 de porco-preto Rosalito, 10 kg de caviar e 25 kg de foie gras.