Cante alentejano em festival

A Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, vai promover, entre hoje e domingo, a primeira edição do festival Festicante, que visa promover o cante alentejano e o diálogo intercultural com outros países.

O Festicante, que vai decorrer anualmente sob o lema "Nós e o Mundo", pretende "promover e divulgar o cante alentejano", sobretudo através de atuações de grupos corais, explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito.

Através do festival, o município pretende cumprir "a nova missão que todos têm no Alentejo, sobretudo as autarquias, de promover e divulgar o cante alentejano", classificado desde 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade, frisou.

Por outro lado, segundo o autarca, a iniciativa, que em cada edição vai ter um país convidado, pretende também "promover o diálogo intercultural" entre Aljustrel e outros países para o concelho poder mostrar as suas e conhecer outras manifestações culturais.

"Queremos mostrar a nossa cultura ao mundo e permitir à população do concelho conhecer culturas de outros países", frisou, referindo que o primeiro Festicante tem como país convidado Cuba, que, "por várias razões, diz muito à comunidade de Aljustrel", o que vai permitir "uma mescla entre manifestações das culturas alentejana e cubana".

Segundo Nelson Brito, as três primeiras edições do certame já têm garantido financiamento comunitário a 85%, através do programa operacional Alentejo 2020, sendo os restantes 15% assegurados pelo município.

O primeiro Festicante - https://www.facebook.com/festicante/ - vai decorrer no Parque da Vila de Aljustrel e arranca na sexta-feira, às 18:00, com a sessão de abertura que irá contar com a presença da embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Ruth Tablada de la Torre.

Segue-se a inauguração do "Monumento ao Cante Alentejano" e atuações de grupos corais alentejanos na rotunda junto à rua de Olivença.

Da "banda sonora" do festival, destaca-se, à noite, os espéculos dos grupos Os Vocalistas e Cuba Zone com Luís Represas, na sexta-feira, Maravilhas do Alentejo e Habana Way com Vitorino, no sábado, seguidos de sessões de dj e do Trio Son de Cuba, no domingo.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG