Caldas da Rainha recebe pela 1ª vez Festa do Cinema Italiano

A oitava edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano realiza-se este ano, pela primeira vez, também nas Caldas da Rainha.

O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha receberá, de 25 a 27 de abril, a oitava edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, onde serão apresentados seis filmes e uma aula de Italiano.

O 8 1/2 Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação II Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. O diretor artístico, Stefano Savio, explicou o intuito da realização do festival na cidade: "há diversos anos que tentamos estar presentes nas Caldas da Rainha, uma cidade que consideramos ser um polo cultural ativo e muito interessante e, finalmente, este ano conseguimos concretizar este desejo".

No sábado, 25 de abril, serão exibidos dois filmes que abordam o tema da liberdade: A Terra da Fraternidade, de Lorenzo d'Amico de Carvalho, uma coprodução italiana e portuguesa, sobre o

25 de abril uma data que celebra a liberdade em ambos os países: Itália em 1945 e Portugal em 1974; e Viva a Liberdade, de Roberto Andò, uma paródia sobre o mundo da política italiana.

O domingo, dia 26, contará com uma aula de italiano dedicada ao tema da Gastronomia e ainda a exibição dos filmes Totò Rico e Pobre (Miseria e nobilità), de Mario Mattoli e A Mafia só mata no Verão, de Pierfranceso Diliberto.

No último dia do festival, segunda-feira, para além da exibição do documentário sobre o autismo, The Special Need, de Carlo Zoratto, na sessão de encerramento será ainda apresentado o filme La sedia della felicità, de Carlo Mazzacurati, uma comédia sobre a busca por uma cadeira onde poderá estar escondida uma verdadeira fortuna.

Depois das Caldas da Rainha, a Festa do Cinema Italiano segue para Loulé, de 1 a 3 de maio, Coimbra, de 5 a 7 de maio, Funchal, de 8 a 10 de maio, e ainda para Angola e Moçambique.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG