Bob Dylan já pode receber dinheiro do Prémio Nobel

Músico norte-americano enviou texto da palestra e uma gravação a lê-lo em voz alta à Academia Sueca no prazo limite de seis meses,

A Academia Sueca confirmou esta segunda-feira que já recebeu a palestra a que Bob Dylan estava vinculado para poder receber o valor monetário do Prémio Nobel da Literatura que ganhou em 2016.

"O discurso é extraordinário e, como se pode imaginar, eloquente", escreveu nas redes sociais a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, acrescentando: "Agora que a palestra foi entregue, a aventura Dylan está a chegar ao fim" ao receber os 819 mil euros do prémio.

O discurso de Bob Dylan - enviado em texto e numa gravação áudio - constitui uma reflexão do compositor sobre a relação entre a literatura e as letras das suas canções. Para o efeito invoca músicos como Buddy Holly e obras clássicas que o marcaram muito, como Moby Dick, Odisseia ou A Oeste Nada de Novo.

Bob Dylan tornou-se o primeiro músico e compositor galardoado com o Novel da Literatura, por "ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música norte-americana", anunciou a Academia Sueca aquando do anúncio da escola.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG