Bienal de Ilustração no Museu da Eletricidade

A Ilustrarte, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, é inaugurada no dia 12 de janeiro no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contará com trabalhos de 50 artistas internacionais, incluindo o italiano Valerio Vidali, premiado nesta edição.

A quinta edição da bienal, que premeia e expõe os trabalhos que se destacam na ilustração, decorrerá de 12 de janeiro a 08 de abril, mostrando originais de 50 artistas de todo mundo, selecionados por um júri internacional.

Entre os ilustradores escolhidos está o autor italiano Valerio Vidali, que venceu o prémio da Ilustrarte com o trabalho para o álbum "Um dia, um guarda-chuva", com história de Davide Cali, editado pela editora portuguesa Planeta Tangerina.

O júri do prémio atribuiu ainda duas menções honrosas à italiana Simone Rea, pela ilustração para o livro "Favole", com textos de Esopo, e às autoras suíças Nina Wehrle e Evelyne Laube, por "Die Grosse Flute". Todas terão os originais destas obras no Museu da Eletricidade.

Comissariada por Eduardo Filipe e Ju Godinho, a Ilustrarte dá um panorama da ilustração atual internacional, a partir de centenas de ilustrações que são enviadas a concurso para integrarem a exposição central.

Este ano, a organização recebeu cerca de 1.600 candidaturas de autores de 65 países, com particular destaque para Itália - o país com maior participação -, seguida de Portugal, França e Espanha.

Entre os 50 artistas selecionados há quatro autores portugueses: André Letria e Bernardo Carvalho, ambos já distinguidos com o Prémio Nacional de Ilustração, André da Loba e Daniel Lima, que apresentou uma ilustração tridimensional.

Destaque ainda para as presenças de Chiara Carrer, com as ilustrações do livro "Un dia", e de Daniel Bueno, por "A janela de esquina do meu primo", ambos premiados em 2011 na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália.

A par da exposição central, a Ilustrarte 2012 dedicará ainda uma retrospetiva ao ilustrador italiano Martin Jarrie, e terá um apontamento biográfico sobre o escritor português António Torrado.

Em 2009, a Ilustrarte contabilizou cerca de 16.500 visitantes.

O júri internacional da Ilustrarte, que escolheu os 50 autores selecionados e os vencedores, integrou os ilustradores Isidro Ferrer e Martin Jarrie, a ilustradora Isabelle Vandenabeele (vencedora da Ilustrarte 2009), o editor italiano Paolo Canton e o jornalista João Paulo Cotrim.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG