Belmonte recebe Judaica - Mostra de Cinema e Cultura

A iniciativa conta com filmes, música, e um colóquio internacional. Na quinta-feira será exibido o filme O Cônsul Desobediente - Exílio em Portugal, sobre Aristides Sousa Mendes, de Uli Jürgens

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara de Belmonte recorda que este é o segundo ano consecutivo que aquela vila recebe esta iniciativa e aponta como um dos momentos de maior destaque a realização do colóquio internacional "Inquisição, Cripto-Judaísmo, Marranismo".

Este colóquio reunirá, na quinta e na sexta-feira, participantes nacionais e estrangeiros, designadamente Herman Prins Salomon, Jaime Contreras, Carsten Wilke e Peter Nahon, Moisés Espírito Santo, Maria Antonieta Garcia, Elvira Azevedo Mea, Susana Mateus e Teresa Cordeiro.

Do restante programa da Judaica consta, na quinta-feira, às 18.30, a apresentação do livro Boas Fadas que te Fadem, seguindo-se a exibição do documentário O Cônsul Desobediente - Exílio em Portugal, dedicado a Aristides de Sousa Mendes, realizado pela austríaca Uli Jürgens.

Na sexta-feira, às 10.00, será realizada uma sessão para as escolas com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

Para as 16.00, está marcada uma visita guiada ao Museu Judaico e à Judiaria de Belmonte, seguindo-se, às 18.00, a tertúlia "O que nos Ensina o Shabbat?".

Às 21.00, será exibida a curta-metragem O Bacon e a Ira de Deus, seguida do documentário Jerusalém Oriental/Jerusalém Ocidental.

Para sábado, às 11.00, está programada a exibição da curta-metragem Que Férias?, seguida do documentário "Na Fila por Anne Frank".

Às 14.00, será apresentado o filme Falafel Atómico e às 16:00 a curta-metragem Querido Deus, seguindo-se o documentário A Escandalosa Sophie Tucker.

Para as 18.30, está programada a apresentação dos documentários "No Salão da Fifi" e "Festins Imaginários".

Às 21.00, o concerto de encerramento Sefardita - Klezmer: Uma Viagem Musical, que reúne os alunos da Escola de Música de Belmonte com a Orquestra Internacional de Clarinetes Príncipes das Astúrias e o maestro António Saiote, que executará clássicos da música Klezmer.

A quarta edição da Judaica - Mostra de Cinema e Cultura, realizou-se em Lisboa, entre 16 e 20 de março, passou por Cascais, nos 08 a 10 de abril, e estará em Castelo de Vide, de 05 a 08 de maio, sendo que há uma programação específica para cada localidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG