Rui Rio elogia génio, simplicidade e grandeza do artista plástico

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, elogiou esta quarta-feira o génio, a simplicidade e a grandeza de Júlio Resende, considerando que o artista plástico era "um dos homens bons" da cidade.

"Júlio Resende era um grande amigo do Porto. O seu génio e a sua simplicidade fizeram dele um exemplo de grandeza, não apenas como artista, mas também como um dos homens bons do Porto", afirmou Rui Rio, numa declaração escrita enviada à Lusa, intitulada "Memória de Júlio Resende".

Rui Rio considera que o falecimento de Júlio Resende "representa uma enorme perda para o país e particularmente para a cidade do Porto". Isto porque o Porto "é a principal testemunha do seu percurso de vida artística e cultural", refere o autarca, apontando como "exemplo desse mesmo testemunho vivo e permanente" o painel de azulejos "Ribeira Negra", exposto junto ao túnel da Ribeira.

O presidente da autarquia portuense refere ainda, na nota enviada à Lusa, que o artista plástico se manterá "no imaginário de todos quantos com ele privaram, mas, sobretudo, porque nos legou uma das mais vastas obras da pintura expressionista".

Rui Rio termina o texto prestando "pública homenagem" a Júlio Resende e dizendo recordá-lo "com especial sentimento", certo de estar a interpretar "o sentir de todos os portuenses".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG