Rui Rio elogia génio, simplicidade e grandeza do artista plástico
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, elogiou esta quarta-feira o génio, a simplicidade e a grandeza de Júlio Resende, considerando que o artista plástico era "um dos homens bons" da cidade.
"Júlio Resende era um grande amigo do Porto. O seu génio e a sua simplicidade fizeram dele um exemplo de grandeza, não apenas como artista, mas também como um dos homens bons do Porto", afirmou Rui Rio, numa declaração escrita enviada à Lusa, intitulada "Memória de Júlio Resende".
Rui Rio considera que o falecimento de Júlio Resende "representa uma enorme perda para o país e particularmente para a cidade do Porto". Isto porque o Porto "é a principal testemunha do seu percurso de vida artística e cultural", refere o autarca, apontando como "exemplo desse mesmo testemunho vivo e permanente" o painel de azulejos "Ribeira Negra", exposto junto ao túnel da Ribeira.
O presidente da autarquia portuense refere ainda, na nota enviada à Lusa, que o artista plástico se manterá "no imaginário de todos quantos com ele privaram, mas, sobretudo, porque nos legou uma das mais vastas obras da pintura expressionista".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Rui Rio termina o texto prestando "pública homenagem" a Júlio Resende e dizendo recordá-lo "com especial sentimento", certo de estar a interpretar "o sentir de todos os portuenses".