Obra rara de Henrique Pousão vai a leilão por 225 mil euros

Um raro óleo sobre tela de Henrique Pousão (1859-1884), intitulado "Seara - Auvers", vai a leilão no dia 15 de março, em Lisboa, organizado pela leiloeira Veritas, com uma estimativa mínima de 225 mil euros.

No leilão de Antiguidades e Obras de Arte vão ser apresentadas peças nacionais e estrangeiras.

A Veritas Art Auctioneers assinala que a obra de Pousão é de grande raridade, devido à escassa produção do artista em consequência da sua morte prematura, estando a pouca pintura existente integrada em coleções de museus.

Pintor naturalista nascido em 1859, em Vila Viçosa, Henrique Pousão faleceu apenas com 25 anos devido a uma tuberculose, mas foi considerado um dos mais inovadores artistas da sua geração.

"Seara - Auvers" vai à praça com uma estimativa entre 225 mil e 275 mil euros.

Também irá ser apresentado um óleo sobre tela de Antoine Coypel (1661-1722), intitulado "O Salvamento de Andrómeda", e um óleo sobre madeira atribuído ao italiano Pierino del Vaga (1501-1547), que retrata a Nossa Senhora com o menino.

O leilão vai ainda apresentar peças em ouro, como uma caixa de rapé do século XIX com armas da Casa de Sabóia, e, no mobiliário, um raro contador açoriano do século XVI/XVII, que parte com uma estimativa de 80 mil euros.

Composto por cerca de 320 lotes, o leilão realiza-se pelas 21:00 e abrange peças de mobiliário, pintura, pratas, jóias e artigos decorativos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG