Obra de Banksy vendida por 575 mil dólares nos EUA

Kissing Coppers, um dos murais mais conhecidos do artista britânico Banksy, foi vendido em leilão nos Estados Unidos por 575 mil dólares.

Kissing Coppers, ou o Beijo dos Polícias, é um dos trabalhos mais conhecidos de Banksy e foi vendido a um anónimo em Miami por 575 mil dólares (cerca de 420 mil euros).

Banksy, que recusa revelar a sua identidade completa, começou originalmente a graffitar nas ruas de Bristol, no Reino Unido. O seu graffiti utiliza a técnica do stencil e combina mensagens subversivas com a sátira e o humor negro numa crítica social inovadora.

A obra agora leiloada, que alerta para a homofobia, representa em tamanho real dois polícias num beijo apaixonado, tendo sido originalmente desenhada em 2004 na parede de um pub em Brighton, no Reino Unido. O pintor britânico, que expõe deliberadamente a sua arte nas paredes das ruas, não vende as obras diretamente, apesar de várias já terem sido retiradas dos seus locais de origem e vendidas em leilão.

De acordo com o jornal de Brighton The Argus, Kissing Coppers foi removido e enviado para os EUA em 2011 e substituído por uma réplica em acrílico.

A venda dos murais tem gerado muita controvérsia, uma vez que os críticos consideram que, ao mover os graffitis do seu local original, se perde o intuito com que foram feitos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG