Publicar online para ler no tablet: será este o futuro da BD?

O festival Amadora BD regressa amanhã com Batman, Mafalda e o que de melhor se faz na banda desenhada em Portugal.

A primeira vez que o Batman apareceu foi na revista norte-americana Detective Comics, em maio de 1939. Há 75 anos. E o festival Amadora BD não poderia deixar passar em branco esta data. "O Batman é uma das personagens mais complexas entre os super-heróis, ele, aliás, tem menos de super-herói do que de humano, tem poucos super-poderes mas tem muitos defeitos e fragilidades", explica Nelson Dona, o diretor do Amadora BD.

No festival, que arranca amanhã e vai ocupar grande parte do Fórum Luís de Camões, na Brandoa (Amadora) até 9 de novembro, haverá uma exposição dedicada ao "homem-morcego" que procura retratar essa complexidade da personagem, com desenhos e outras peças vindas de coleções particulares e museus americanos. Joe Stanton, um dos desenhadores de Batman, é uma das presenças confirmadas.

Leia mais no e-paper do DN

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.