'O Baile' considerado o melhor álbum português de BD

O livro "O baile", com história de Nuno Duarte e desenho de Joana Afonso, foi considerado hoje o melhor álbum português de banda desenhada e com o melhor argumento, pelo júri do festival de BD da Amadora 2013.

Com selo da editora portuguesa Kingpin Books, o livro já tinha sido distinguido este ano com seis galardões, na primeira edição dos Prémios Profissionais de Banda Desenhada.

Do mesmo autor de "A fórmula da felicidade", "O baile" é uma ficção passada durante o Estado Novo, nos anos de 1960, e inclui uma investigação policial que envolve pescadores "zombies".

"O baile" assinala ainda a estreia de Joana Afonso num álbum de banda desenhada, depois de ter feito parte de várias fanzines e publicações de BD. Acaba de editar o "mini-comic" "Living Will" com argumento de André Oliveira.

No AmadoraBD 2013, o prémio de melhor desenho foi atribuído ao ilustrador Osvaldo Medina, pelo trabalho em "Super Pig: Roleta Nipónica", com argumento de Mário Freitas.

Osvaldo Medina é ainda autor dos desenhos dos álbuns "Mucha" (David Soares) e "A fórmula da Felicidade" (Nuno Duarte).

Estes três prémios -- melhor álbum, argumento e desenho -- representam também uma vitória para Mário Freitas, editor da Kingpin Books, fundada há 13 anos e que tem publicado com regularidade banda desenhada cem por cento portuguesa.

O prémio de "melhor álbum estrangeiro" foi atribuído a "Fun Home -- Uma tragicomédia familiar", romance gráfico autobiográfico da autora norte-americana Alison Bechdel, enquanto o livro "Enorme brutal, colossal 2012", de Henrique Monteiro, foi eleito o melhor "álbum de tiras humorísticas".

"Surfista prateado: Parábola", de Moebius, John Buscema e Stan Lee, foi considerado o melhor clássico da nona arte, e "BDLP #3", de João Mascarenhas, a melhor fanzine.

Catarina Sobral, autora e ilustradora de livros para a infância, conquistou o prémio de "melhor ilustração de livro infantil", com "Achimpa".

A organização atribuiu ainda o Troféu de Honra ao colecionador de banda desenhada Carlos Gonçalves, de 71 anos, e o Prémio Amadora Cartoon será repartido entre o cartoonista italiano Alessandro Gatto, o cenógrafo Carlos Rico e o caricaturista Henrique Monteiro.

Os prémios foram atribuídos hoje pela organização do AmadoraBD, nos Recreios da Amadora.

Os livros vencedores serão objeto de uma exposição na edição de 2014 do AmadroaBD.

A edição deste ano do festival, dedicada aos cenários na banda desenhada, termina no dia 10.

Ler mais

Exclusivos