O amor de Jon e Alex na imagem vencedora do World Press Photo

Fotografia vencedora retrata Jon e Alex, um casal gay, num momento de intimidade, em São Petersburgo, na Rússia.

O dinamarquês Mads Nissen foi o vencedor da Fotografia do Ano do concurso World Press Photo, com a imagem de Jon e Alex, um casal gay, num momento de intimidade. A fotografia foi tirada em São Petersburgo, na Rússia.

A fotografia vencedora contrasta com as outras imagens premiadas, de manifestações e guerras, sofrimento e morte, da Ucrânia à Faixa de Gaza, passando pela Síria, e que marcaram o ano de 2014.

"Hoje em dia, os terroristas usam as imagens gráficas como propaganda", afirmou Pamela Chen, membro do júri deste ano e diretora editorial do Instagram. "Temos que responder com algo mais subtil, intenso e que nos faça pensar. Estávamos à procura de uma imagem que fosse importante amanhã, não apenas hoje. A imagem vencedora mostra o que um fotógrafo profissional pode fazer numa situação quotidiana, mas que é também universal."

A escolha é também uma chamada de atenção para a discriminação que as pessoas LGBT enfrentam na Rússia. A fotografia de Mads Nissen faz parte de um projeto maior a que chamou "Homofobia na Rússia".

A imagem vencedora foi escolhida entre 97 912 fotografias submetidas a concurso por 5 692 fotojornalistas de 131 países diferentes. O júri atribuiu prémios a 42 fotógrafos de 17 países.

Veja a galeria de imagens premiadas no site do World Press Photo.

Exclusivos