Fotografia de 30 artistas no Marquês de Pombal

Uma seleção de fotografias de vinte artistas contemporâneos portugueses e estrangeiros, de Julião Sarmento e Helena Almeida a Nan Golding e Martin Parr, vai estar em exposição, a partir hoje, em Lisboa.

Trata-se de uma seleção de obras da Coleção de Fotografia do Novo Banco, que irá estar em exposição até setembro, no espaço cultural daquela entidade financeira, no Marquês de Pombal.

Intitulada "Eu (título em construção)", a exposição, que é inaugurada às 19:00, apresenta ainda obras de Marina Abramovic, Vasco Araújo, Jennifer Allora & Guillermo Calzadilla, Rineke Dijkstra, Mona Hatoum, Barbara Kruger, Sherrie Levine, João Penalva, Irving Penn, Richard Prince, Martha Rosler, Cindy Sherman, Andres Serrano e Wolfgang Tillmans.

Com curadoria de Hugo Dinis, esta exposição insere-se na ideia do uso da fotografia como construtora das identidades individuais e coletivas através do retrato, com especial foco no rosto. A entrada é livre.

A coleção de fotografia do Novo Banco reúne cerca de um milhar de obras de 280 artistas de 38 nacionalidades, entre os quais alguns dos maiores nomes da fotografia contemporânea.

Exclusivos